Lava ou outro material fundido em crosta rocha ígnea da Terra. Granito, uma rocha ígnea , encontra-se na parte oriental do estado. Basalto , uma outra rocha ígnea , muitas vezes chamado de " traprock ", é encontrado nas colinas de terras baixas central de Connecticut . Basalto costumava ser extraído em pedreiras no centro de Connecticut, e foi usado para construir estradas , mas essas pedreiras foram fechadas .
Rocha sedimentar
partículas da rocha sob a água tornar-se cimentado em conjunto sob pressão e ao longo do tempo para formar rocha sedimentar . Calcário, uma rocha sedimentar encontrada em Connecticut, está presente principalmente nas bordas ocidentais do estado e canto noroeste . Xisto e arenito vermelho, outras rochas sedimentares , estão na depressão central do estado.
Rocha Metamórfica
Ígnea ou rocha sedimentar, quando fez mais densa pela exposição ao intensa pressão , forma rocha metamórfica . Rocha metamórfica compõe a maior parte da rocha no estado. Os tipos comuns de rocha metamórfica incluem ardósia e mármore. Por um período , pedreiras de mármore aberto em Connecticut. No entanto, as pedreiras já foram desligados.
Minerais e Minério
Minerais não são especialmente abundante em Connecticut em relação a outras áreas geográficas. A argila é um mineral encontrado no vale central do Connecticut ; ele foi extraído para a fabricação de tijolos . Ore, rocha que contém depósitos de metal, também não é especialmente abundante em Connecticut. Embora Connecticut teve cobre e mineração de ferro no passado, as operações de mineração , desde então, tornar-se muito caro para a quantidade de metal que pode ser extraído, e foram fechadas .