Namoro Relativa simplesmente ordena unidades estratigráficas , ou camadas de rocha , do mais antigo para o mais novo . Existem várias regras ou leis em vigor que fornecem cientistas com os meios para determinar qual camada é mais velho, mais novo e as idades relativas das camadas intermediárias. As regras são um quadro fundamental e eles são baseados na lógica . Por exemplo , o princípio da horizontalidade original afirma que todas as camadas de rochas sedimentares são depositados em camadas planas, paralelas. A Lei da Superposição indica que as camadas mais antigas estarão na parte inferior , o mais novo no topo. Da mesma forma, a Lei de relações transversais sustenta que qualquer intrusão ígnea ou mudança física, como falha, deve ter ocorrido após a deposição das camadas que atravessa , e, portanto , deve ser mais velho do que aquelas rochas particulares. Estes parâmetros simples fornecem a base fundamental para a relativamente namorando estratos geológicos .
Fraquezas de datação relativa
A fraqueza da datação relativa é inerente à sua própria natureza . O principal problema é a falta de datas "reais" , como na atribuição de um valor numérico para o número de anos que se passaram desde a formação da amostra de rocha . Afirmando que uma camada é mais velho ou mais novo do que o outro fornece informações valiosas sobre as mudanças ambientais representados no registro geológico , mas não prevê uma data para a cama. Por exemplo, há os cientistas serão capazes de dizer Camada A é mais velho do que Camada B, e os cortes da camada C em toda a camada A; portanto , Layer C deve ser mais jovem do que A. No entanto, eles não serão capazes de concluir que a camada A é um número X de anos mais velho que Camada B.
Absolute Dating
os isótopos de certos elementos são instáveis e usados para a datação radiométrica .
Absolute Dating é o método pelo qual um valor numérico real é determinada por uma camada de rocha . A maneira mais confiável de fazer isso é por meio de datação radiométrica . Quando um isótopo radioativo instável , ou pai , se deteriora ou perde radiação como uma partícula beta , antineutrino ou um raio gama , um produto filha é deixado para trás . O tempo que leva para que um núcleo instável a decair para o produto filha é chamado uma meia - vida . A meia - vida de muitos isótopos foi consistentemente testado e medido com precisão . A meia - vida do isótopo é o número que determina a idade de uma rocha . Por exemplo , potássio - 40 decai para árgon - 40 com uma semi - vida de 1,3 milhões de anos. Por isso , se existe uma relação de pai para filha 50-50 , 1300 mil anos passaram desde que a formação de rocha que contém os elementos . Há vários elementos com isótopos radioativos , incluindo o carbono-14 e urânio -238 , isótopos comuns usados para a datação geológica.
Fraquezas de Absolute Dating
Dados precisos só pode ser invocado se o mineral utilizado para a datação radiométrica estava em um sistema fechado para a duração da sua vida - desde a formação à descoberta. A exposição aos elementos pode criar uma adição ou perda de pai ou filha isótopo , enviesando os resultados . Utilizando o exemplo anterior de isótopos de potássio - árgon , o árgon é um gás , o qual , quando exposto , pode ser libertado para a atmosfera , perdendo-se assim parcialmente o elemento filha mensurável . Isto também pode ocorrer quando isótopos são expostos a temperaturas extremas , desgaste ou de processos químicos . Para evitar essa armadilha simples, um geólogo deve ter certeza de ter amostras de minerais e rochas de peças recém- quebrados , ao invés de superfícies expostas ou resistida .