litificação é o processo que transforma os sedimentos , ou lama, em rochas sedimentares. As partículas mais pequenas do get sedimento macio empurrado mais juntos durante a compactação , os cristais que crescem e os espaços entre as partículas de maiores dimensões ficam cheios durante um processo chamado de cimentação . Quando todos os componentes encaixam , rocha sedimentar é formado.
Estratificação
vento não pára de soprar e água nunca pára de fluir , mas o fazem mudar de rumo. Rocha sedimentar é sempre em formação, mas nem sempre no mesmo lugar . Se sedimentos pára descendo por um tempo e depois começa de novo, ou se um tipo diferente começa a chegar , as camadas de forma que pode ser uma textura ou cor diferente. Estas camadas são chamados estratos, e são característicos das rochas sedimentares.
Fossilização
fossilização é a preservação dos restos de plantas e animais mortos . Partes duras , como ossos e conchas , podem ser preservados por petrificação . Impressões de partes moles ou até mesmo traços de atividade , tais como pegadas, podem ser preservados pelo seu preenchimento com sedimentos diferente, ou todo o organismo pode ser preservado por estar congelada no gelo ou preso em âmbar. Rocha sedimentar é uma fonte primária de fósseis .
Petrification
Petrification é o processo de substituição de matéria orgânica , como ossos de dinossauros e grandes pedaços de madeira, com minerais. Quando pequenas centrais morrer e cair em sedimentos , eles formam uma camada que , ao longo de milhões de anos, se transforma em carvão , uma forma de rocha sedimentar . Sedimento no fundo de um corpo de água é um lugar ideal para que esse processo ocorra porque o oxigênio livre é excluído , a temperatura é mais fria , retardando a deterioração bacteriana , e os predadores têm acesso limitado aos restos . A água também tende a conter os abundantes minerais dissolvidos necessários para a petrificação de ocorrer.