Limites de placas divergentes são áreas na crosta da Terra , onde duas das placas tectônicas estão se afastando umas das outras. Este movimento abre fissuras profundas na crosta, permitindo que o magma vazar e subir à superfície . Esta fuga magma cria tipos de rocha que são comuns nos limites divergentes , mas relativamente raro em outros lugares.
Tipo de rocha
O principal tipo de rocha encontrada em limites de placas divergentes é ígnea . Estas rochas são formadas quando o magma esfria e torna-se sólido , acima ou abaixo do solo. Eles são ricos em elementos, incluindo silício, alumínio , sódio, potássio , cálcio e ferro , e constituem cerca de 95 por cento da parte superior da crosta da Terra. Mais de 700 tipos de rochas ígneas foram identificados.
Rochas específicos
A maioria das rochas formadas em limites divergentes são classificados como maléficos rochas ígneas , que são escuro de cor devido ao seu alto teor de magnésio e ferro. Esta categoria inclui basalto, gabro e peridotitos , que são freqüentemente encontrados nesses limites.
Locais
limites de placas divergentes são normalmente encontrados em cadeias meso-oceânicas , como os do Golfo da Califórnia e na Dorsal Meso-Atlântica . Há também um limite divergente na zona de rift do Leste Africano e um no Vale do Rift do Mar Morto, em terra.