Definir a textura da rocha , referindo-se a sua aparência geral. Isso ajudará a determinar se uma pedra é ígneas, sedimentares ou metamórficas .
A referência mais fundamental é se a rocha é composta de cristais de bloqueio que têm crescido ou fundidos , ou se a pedra tem um granular textura. A textura granular , onde os grãos individuais de areia ou pedras são aparentemente coladas , é indicativo de uma rocha sedimentar . No entanto, esta é apenas uma generalização. Quimicamente precipitados rochas sedimentares não exibirá uma textura granular. Rochas com cristais entrelaçados são identificados como ígneas . A textura das rochas metamórficas é determinada pela sua rocha-mãe . eles podem ser de multa ou de granulação grossa e pode exibir uma textura foliated ou em faixas.
2 arenito é classificado como uma rocha sedimentar de granulação grossa em uma chave de classificação.
Avaliar o tamanho de grão mineral indivíduo cristais . Tamanho do grão está indiretamente relacionado à textura. O tamanho de grão de uma rocha é uma qualidade intrínseca na identificação de uma rocha. A tabela de classificação irá listar os tipos de rochas de acordo com o tamanho e forma dos grãos.
Por exemplo, rochas sedimentares com cristais de quartzo de granulação fina pode ser um siltstone , enquanto uma rocha mais rústico composto pelos mesmos minerais pode ser um arenito. Da mesma forma, o tamanho do grão de uma rocha ígnea indica sua história de resfriamento. As rochas ígneas que esfriam rapidamente são de granulação fina , como a obsidiana, enquanto cadeias de montanhas têm milhões de anos para esfriar formando rochas com grãos grandes , como o granito.
3 Quartz é facilmente identificado nas rochas porque da sua dureza - é facilmente arranha vidro
Identificar o conteúdo mineral da rocha. . Isto pode por vezes revelar-se um pouco problemática, porque os cristais individuais não pode ser facilmente manipulado dentro de uma amostra de rocha , mas os minerais , como rochas , podem ser identificados por várias características .
Alguns dos parâmetros para avaliar quando identificando o mineral composição incluem cor, traço , brilho , dureza e densidade. Características especiais também podem fornecer informações sobre a identidade de um mineral, tais como a reação de um mineral de ácido clorídrico - . Minerais calcíticos vai fizz , ou se um mineral é magnético
4 Marble mostra uma textura lisa com veias de um mais escuro mineral correndo por toda parte.
Verifique se há bandas mineral preferencial ou folheação . Este bandas de minerais em uma rocha, ou a falta dela , só acontece em rochas metamórficas , e as camadas de minerais pode ser uma característica importante para o diagnóstico .
Quando o calor ea pressão dirigido são aplicadas a xisto , os minerais são autorizados a migrar e movimentar . Minerais tendem a navegar para os seus vizinhos mais próximos em relação e formar camadas , dando as formas uma textura foliated ou em faixas. Rochas metamórficas nonfoliated , como mármores, terá uma textura suave, com veias de minerais que migraram juntos durante os processos metamórficos .
5 A presença de NaCl , ou de sal , identifica uma amostra como sal-gema .
Procure outras características especiais que podem dar uma pista para a identificação de uma rocha . A maioria das chaves de classificação irá fornecer uma lista de características únicas que podem fornecer insight. Alguns podem ser repetitivo das mesmas características analisadas em composição mineral , simplesmente porque ela é a composição química que dá rochas sua unicidade . Algumas dessas qualidades incluem a reação de uma rocha ao ácido clorídrico ou se bolhas de gás , chamadas vesículas, estão presentes. Fósseis e matéria orgânica pertencem às rochas sedimentares. Alguns podem até mesmo ter um sabor salgado , como sal-gema .