Peridots formar a partir de olivina durante uma seqüência de cristalização em rochas ígneas causado por altas temperaturas e pressão. Gravidade liquida os pequenos cristais peridoto em dunito , uma rocha composta principalmente de olivina , ou em peridotito , uma rocha que contém piroxênio e às vezes granada e hematita. Olivina tem um alto ponto de fusão , que é uma das razões para a sua presença na rocha vulcânica eo manto da Terra. As erupções vulcânicas podem ocasionalmente jogar fora peridotos em basalto fundido. O processo de formação leva milhões de anos .
Cor
O fator mais importante que determina a cor peridoto é a presença de ferro ferroso e magnésio. Uma maior proporção de magnésio produz uma pedra pálida , enquanto mais resultados de ferro em um tom mais escuro . Os greens mais desejável ter um Fe : Mg de 01:08 . De acordo com o Mineiros Mineral , muito ferro produz pedras verde-amarelo e marrom -esverdeada que são menos desejáveis para a jóia. Peridots tem uma classificação de dureza de cerca de 6,5, tornando-os ideais para brincos e colares. No entanto, as pedras são menos adequados para os anéis , porque os riscos de pedra com facilidade e perde seu brilho.
Arizona Mina
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o Peridot Mesa na reserva de San Carlos Apache indígena no Arizona é uma das fontes mais produtivas do mundo , e estima que 80 a 95 por cento dos peridotos do mundo são explorados aqui. Peridots são encontrados em profundidades de entre 3 e 35 metros do basalto que forma a parte superior e nos lados da mesa . Dois métodos são usados para coletar as pedras. Intemperismo remove alguns peridotos do basalto e as pedras são recolhidas das gargantas e ravinas em torno da mesa . O outro método requer detonação e perfuração para removê-los peridotos do basalto.
Peridot Tamanhos
Grandes pedras de quilates são raras. No passado, as minas birmaneses produzido pedras de entre 20 e 40 quilates. Peridotos birmaneses não aparecem mais no mercado, embora não esteja claro se isso é porque eles são extraídos ou devido a políticas governamentais. Pedras do Peridot Mesa são tipicamente cerca de um quilate , mas pedras de dois e três quilates não são incomuns. Pedras de cinco quilates e mais são raros. Os indivíduos e as famílias que vivem na reserva indígena Apache legalmente controlar mineração e comercialização dos peridotos San Carlos .