Uma maneira que o rock é formado é de decomposição. Alabastro Calcita , uma rocha de carbonato , faz parte da variedade rocha calcária e é formado pela decomposição dos exoesqueletos de vida marinha , como corais , moluscos ou caracóis . À medida que as criaturas marinhas morrem, suas conchas se decompor e se tornar parte do rock. Calcita alabastro, embora não mais usado hoje , foi encontrado em depósitos de estalagmites em cavernas de calcário ou nas molas .
Gesso Alabaster
Gesso alabastro , o tipo de alabastro comum hoje em dia , é uma rocha sedimentar formada por evaporação . Gesso alabastro é formado por precipitação química , especialmente um aumento da salinidade de um corpo de água . À medida que o teor de sal de um corpo de água sobe ea concentração de gipsita e halita , ou sal de rocha , os aumentos , gesso alabastro é precipitado . Gesso alabastro é encontrado em camas maciças e pedreiras de gesso rock.
Diferenças entre calcita e gipsita Alabaster
calcita e gipsita de alabastro são bastante diferentes materiais utilizados na diferentes períodos de tempo . As variedades de alabastro são formadas em formas diferentes , com um formado de material decomposto e o outro por meio de evaporação e precipitação . Calcita alabastro é uma rocha mais dura que resiste bem à pressão. Gesso alabastro é macio e farináceo. Se fosse para passar um dedo sobre um pedaço de gesso alabastro, um resíduo calcário seria deixado no dedo .
Usos de calcita e gipsita Alabaster
antiga Egito , calcita alabastro foi esculpida para fazer muitas coisas diferentes, como esfinges , sarcófagos , vasos de vísceras e outras variedades de trabalhar a pedra . Nos Deco e Art Nouveau períodos de arte , gesso alabastro foi usado para difundir a luz em lâmpadas e abajures por causa de sua translucidez. Alabaster fez um retorno na década de 1980 como as tendências deslocado para Art Deco inspirado arte, arquitetura e mobiliário . Gesso alabastro é usado em gesso e em gesso de Paris.