Desenterrar uma rocha ou fóssil que não foi resistida pelo tempo e clima. Examine a estratificação da rocha ao redor para determinar aproximadamente a era da pedra foi localizado em , com base nas camadas acima e abaixo de onde a rocha ou fóssil foi encontrado . Isso proporciona uma data estimada para comparar com os resultados da datação radiométrica .
2
Determine o isótopo radioativo que deseja usar para o processo de namoro. Há muitos elementos usados para a datação de carbono , incluindo , estrôncio , rubídio e urânio. Esmagar a rocha em pedaços pequenos. Coloque os pedaços em um separador magnético para separar o radioisótopo de outros minerais na rocha.
3
Dissolver os pedaços de rocha que incluem o radioisótopo em ácido . Isto vai eliminar a rocha , deixando apenas uma concentração de radioisótopos . O tipo de ácido ou ácidos utilizados depende do tipo de rocha e isótopos presente . Seca-se a solução em um composto de sal de radioisótopos concentrados usando um desidratador .
4
Coloque o composto para um espectrómetro de massa . Analisar o composto . Criar um diagrama da curva de decaimento radioativo. Examine o diagrama e calcular a idade da rocha , olhando para a curva de decaimento . Rubídio - estrôncio namoro fornece resultados em milhões de anos.