safiras criadas pelo laboratório são produzidos pela fusão artificialmente óxido de alumínio com titânio. Amostras destes safiras são criados em uma ampla gama de comprimentos e larguras , variando de 2 a 40 polegadas ; no entanto, a partir de 2011 , diâmetro máximo de uma safira criado é de 11 polegadas . Usa
Comercial
Criado safiras são amplamente conhecido por ser usado na indústria de jóias e para ornamental fins . No entanto, devido à sua dureza , durabilidade, tolerância a temperaturas extremas e propriedades ópticas , safiras criadas também são usados em muitos outros mercados, incluindo a fabricação de semicondutores , aeroespacial , óptica, equipamento industrial , a energia e os militares .
criação
os métodos mais comuns de criação de safiras são o método Verneuil, o Kyropoulos ou método HEM , o método Czochralski ou CZ, o Bagdasarov ou horizontal método de cristalização dirigida eo Stepanov ou EFG método . Apesar de todos esses métodos utilizam as mesmas matérias-primas , eles diferem na forma como os processos de produção são prestados. As safiras criados variam no tempo de produção , o tamanho e a utilização.
Verneuil Método
Verneuil foi o primeiro método de criação de cristal . Foi desenvolvido por Augusto Verneuil em 1902 . A maior safira que pode ser produzida por este método é de quatro polegadas de diâmetro . O tempo de crescimento de uma amostra de 0,02 cm é de duas horas . Safiras Verneuil são usados principalmente para jóias e pequenos rolamentos para aplicações mecânicas como em janelas e relógios.
Kyropoulos Método
Este método foi criado por Spyro Kyropoulos em 1926. Conhecido por sua alta qualidade ótica , safiras Kyropoulos são usados para itens como endoscópios , lentes, LEDs azuis e cúpulas de mísseis. Eles são normalmente cultivadas seis polegadas de diâmetro , com um lingote de 55 quilos , tendo até 14 dias para produzir . Este método é um dos dois únicos que podem produzir amostras com um diâmetro de 11 polegadas .
Czochralski Método
A técnica Czochralski foi desenvolvido por Jan Czochralski em 1916. estas safiras são usados para produtos que incluem lasers , janelas de infravermelho e ultravioleta , janelas de saída de micro-ondas e tubos de luz de sódio. As amostras são criadas até seis centímetros de diâmetro , com o tempo de crescimento de até 10 semanas.
Bagdasarov Método
O método Bagdasarov foi criado por KS Bagdasarov em 1964 . Lingotes são geralmente cultivadas com 6,5 cm de diâmetro , a uma velocidade de 0,39 centímetros por hora . Estas safiras são amplamente utilizados para LEDs azuis. Este método é um dos dois únicos que podem produzir lingotes com um diâmetro de 11 polegadas .
Stepanov Método
AV Stepanov desenvolveu esta técnica durante os anos 1960 . As amostras são geralmente produzidos com um diâmetro de 0,4 polegadas . Estas safiras são usadas em scanners de código de barras , bisturis, armadura militar e janelas aeroespaciais.