Examine a safira usando um lupa joalheiro com ampliação de 10x . Shine a luz debaixo da pedra, em seguida, olhar de perto com lupa do joalheiro. Se você ver pequenos sulcos dispostos em linhas circulares concêntricas no interior da pedra, você está olhando, uma safira -criado laboratório sintético. Estes meios , denominados estrias , não ocorrem em safiras naturais . As estrias são especialmente evidentes em safiras mais velhos sintéticos que foram produzidos na década de 1950 e 1960.
2
Consulte um joalheiro profissional ou gemologist em sua área, de preferência um que tenha sido certificada por uma organização respeitável , como o Instituto Gemológico da América ou a American Gem Society . Pergunte ao seu joalheiro para expor a pedra para a curto onda e luz ultravioleta de onda longa . Se a pedra é sintético , ele vai dar fora de um azul claro de brilho verde-amarelo, enquanto uma safira naturais ficará vermelho ou branco. Este teste requer experiência para conduzir ; não tente fazer isso em casa com uma luz negra.
3
Segure a safira até uma luz natural ou artificial extremamente brilhante . Examine a pedra perto para pequenas bolhas ou bolsas de ar. Se você ver pequenas bolhas na pedra, provavelmente você está olhando para um pedaço de vidro. Enquanto imperfeições naturais são parte de qualquer pedra, bolhas não ocorrem em safiras genuínas ou sintéticas.