intemperismo físico ou mecânico desintegra rochas, principalmente pelo processo chamado de abrasão. Existem diferentes formas de abrasão , dependendo das condições meteorológicas. Por exemplo, em um deserto , onde existe uma grande diferença entre a noite eo temperaturas diurnas , as camadas externas de rochas expandem e contraem , fazendo com que as camadas para descascar. Em regiões montanhosas , frias , congelamento e descongelamento intemperismo congela água nas fendas das rochas e amplia -los , criando fendas maiores quando o gelo derrete .
Intemperismo químico
Chemical intemperismo altera a composição das rochas. Por exemplo , a chuva ácida provoca a dissolução da rocha, especialmente os que se dissolvem facilmente , como a pirita . Giz e calcário dissolver quando a chuva se combina com o dióxido de carbono no ar. Este reage com o carbonato de cálcio nestes tipos de rocha de modo a formar bicarbonato de cálcio . Este processo de dissolução especial acelera em temperaturas mais frias , porque a água fria tem mais dióxido de carbono. A oxidação é um outro processo químico que amacia rochas e intemperismo biológico é causado por produtos químicos ácidos produzidos por plantas e animais.
Erosão
erosão tem vários agentes . A gravidade é um. As forças gravitacionais puxar pedras para baixo, muitas vezes ajudado por outros agentes erosão , tais como gelo ou água. Normalmente, essa ação é extremamente lento , mas, ocasionalmente, é um movimento de massa repentina de rock, chamado de deslizamento de terra. A água é um poderoso agente de erosão . Chuvas torrenciais move partículas do solo , rios e desgastar os bancos. Correntes marinhas , ondas e marés corroer costas eo movimento das geleiras cria vales. O vento é outro agente importante , particularmente em áreas de deserto , seco, com pouca vegetação , onde sopra pequenas partículas , como areia e poeira , através de milhares de quilômetros.