crateras simples são o tipo mais comum de crateras. Estes são geralmente crateras menores , tanto no diâmetro e na profundidade . A maioria das crateras simples são em qualquer lugar entre cinco quilômetros para 20 quilômetros de uma ponta à outra . Elas geralmente são uma forma muito simples tigela e são uma forma circular . Estas são as crateras mais comuns na Terra , bem como sobre a superfície da lua.
Crateras complexas
crateras complexos não são tão simples como crateras simples , assim como seu nome implica . No centro de uma cratera complexo é um pico . Este pico pode variar muito de altura. O pico no centro de uma cratera complexo é causada pela reacção do impacto do objecto original . Quando o objeto se choca com a superfície do solo , a terra , às vezes, se recuperar , fazendo com que o pico nessas crateras.
Multi- anel Crateras
multi crateras de anel são muito menos comuns na Terra do que são na lua. Essas crateras são causadas por um impacto muito forte, ou um objeto pesado impacto do corpo principal. Quando o impacto ocorre , ela provoca ondulações ao longo da superfície do solo na forma de cratera , tal como quando uma pedra jogada na água . As ondulações endurecem e formam rachaduras na terra que permanecem muito tempo após o impacto . Estas ondulações são o que dão a cratera multi- anel seus múltiplos anéis.
Enigmáticas Crateras
crateras enigmáticas são quaisquer crateras que não o fazem se encaixam perfeitamente nas outras categorias. Esta categoria cobertor é usado para estas crateras incomuns devido à forma como eles ocorrem raramente . Crateras alongados , por exemplo , são causadas pelo ângulo de impacto quando a formação de uma cratera . Algumas crateras , no entanto, têm uma forma que os cientistas não conseguem explicar. Dois exemplos disso são as crateras Messier e Messier A sobre a lua da Terra . Os cientistas não tem certeza do que causou o formato incomum dessas duas crateras.