formar rochas sedimentares em camadas, com cada camada mais velho do que o que está acima dele . Além de matéria mineral , que muitas vezes contêm matéria vegetal e animal , que foi misturado com o sedimento. Eles são demasiado densa para flutuar na água . As rochas ígneas como a obsidiana e pedra-pomes , por outro lado , não flutuam . Eles são formados a partir de lava resfriada, o que muitas vezes esfria tão rapidamente que bolhas de ar presas no interior das rochas. Essas bolhas dar rochas ígneas de propriedade de flutuação.
A composição das rochas sedimentares
Quando as forças naturais, tais como a precipitação eo ciclo de derretimento de neve e gelo , ato em uma formação de montanhas , pedaços da montanha corroer e desintegrar-se desligado. Estes sedimentos são levados para baixo da montanha de córregos e rios e, eventualmente, se depositam no fundo do lago ou oceano, onde eles acabam . A pressão da água , bem como a pressão das camadas superiores de sedimentos nas camadas inferiores , formá-los em rochas sedimentares .
Tipos de rochas sedimentares
As rochas sedimentares são divididos pelos geólogos em seis categorias . Conglomerado rocha é constituído por rochas redondas, como seixos e pedregulhos, cimentado em uma matriz . Breccia é a mesma formação , mas com pedras irregulares . Arenito é feito de grãos de areia cimentados , às vezes de cores diferentes. O xisto é de barro endurecido que divide em seções planas. Calcário é feita de carbonato de cálcio e, geralmente, cheio de conchas microscópicas . Por fim , o gesso é um mineral sedimentar mole contendo sal da água do mar evapora .
Fósseis em rochas sedimentares
Porque rochas sedimentares formam pela pressão gradual ao longo do tempo , o animal delicado e matéria vegetal misturado no sedimento é preservada. Isto permite rocha sedimentar a ser uma fonte rica de depósitos fósseis . Conchas, dentes de tubarão , os crânios de cervos e alces e os esqueletos intactos de pequenos animais podem ser comumente encontrados em rochas sedimentares , dependendo da área geográfica. Estes fósseis têm importância não só científica, mas econômica, no caso dos combustíveis fósseis, como petróleo, óleo , carvão e gás natural.