No início do Período Terciário , Europa e África já foram separados do Norte e América do Sul por uma bacia oceânica , que estava em processo de ampliação . No entanto, a América do Norte também foi dividido entre América do Sul e grande parte do que são hoje os Estados Unidos foram inundadas . Índia ainda era uma ilha neste momento. Os continentes que existiam então são referidos como a América do Norte , Groenlândia, Iberia , Europa do Norte e Ásia.
Continental muda durante o Período Terciário
O movimento dos continentes durante o Período Terciário continuou do período cretáceo anterior e criou muitas das atuais cadeias de montanhas da Terra , incluindo os Alpes, o Himalaia , os Andes e as Montanhas rochosas. Aos poucos , a diferença entre as Américas ea África e Europa alargou durante este período. Como o Período Terciário progrediu, uma ponte terrestre entre o Norte e América do Sul começou a se tornar aparente. Antártica atingiu a sua posição atual sobre o Pólo Sul e tornou-se gradualmente coberto de gelo.
O movimento contínuo de placas da Terra
por cerca de 30 milhões de anos atrás , bem antes do início do Período Quaternário , os continentes parecia que eles fazem na era moderna . No entanto , o movimento de placas continentais " tectônicas " da Terra ainda continua, como é provado pela pequena, mas mensurável aumento da altura do Monte Everest a cada ano. Isso acontece por causa da empurrando junto das placas da Índia e da Eurásia , que reuniu Ásia e da antiga ilha Índia
Os efeitos do Período Terciário da Terra