Determinar que a base do logaritmo é . Procure o número à direita da palavra "log" em menor subscrito. Esteja avisado que a base de um logaritmo não é o valor à direita da palavra "log " de tamanho padrão. Se a base não está na lista, em seguida, ele sempre pode -se supor que a base é 10.
Se a palavra "log" não está presente, mas a palavra " ln" é , então, a base é a letra " e ". " ln " , neste caso, é a abreviação de " logaritmo natural ", que é a mesma coisa que um logaritmo com base de " e ".
2
Recolher os pontos de dados a partir da figura em escala logarítmica . Isso pode ser feito através de uma régua e observando a y-coordenadas de cada ponto de dados x- e .
3
Converter de uma escala logarítmica para uma escala linear , aumentando a base da logaritmo ao poder de cada ponto de dados coletados. Os novos valores calculados são agora os mesmos dados , mas em escala linear .
Por exemplo, digamos que os pontos ( 1 , 2 ) e ( 2 , 3 ) , em escala logarítmica, foram recolhidos , e foi determinado que a base do logaritmo tinha 10 anos. para converter de escala logarítmica a escala linear , elevar a base , o valor de 10, com o poder de cada ponto x e - y dados . O primeiro par ordenado seria aumentada para 10 a primeira e segunda forças , produzindo valores de 10 e 100 , de tal modo que o par ordenadas escala linear é ( 10 , 100 ) . O segundo par ordenado seria 10 elevado à segunda , e 10 elevado à terceira potência , resultando em (100, 1000 ) .