A produção de luz em organismos é chamado de bioluminescência . O efeito ocorre quando a enzima luciferase reage quimicamente com o substrato luciferina , em que o trifosfato de adenosina ( uma molécula referida como ATP , que transporta a energia em células ) e oxigénio estão presentes . Esta reacção produz oxiluciferina , o dióxido de carbono e luz .
Frequência e cores
O nível de ATP utilizado na reacção faz com que a variação na taxa de piscar pela pirilampo . Diferentes níveis de acidez na atmosfera com que a luz emitida a variar entre as cores branco, amarelo, vermelho e verde .
Sinal de alerta
A bioluminescência ocorre em vaga-lumes em todas as fases da vida do inseto , a partir de larva até a idade adulta . Durante as fases de larvas e de adultos , a bioluminescência é usada como um sinal de aviso para os predadores . O efeito indica que o predador a distastefulness ou toxicidade do inseto.
Acasalamento Signal
Como o vaga-lume amadurece , a luz serve a dois propósitos . Ele funciona como um dispositivo de aviso para repelir predadores , como na fase de larva , e também como um sinal de acasalamento . Variações na cor e frequência de luz intermitente são usados para a comunicação entre os vaga-lumes machos e fêmeas. Os machos , que são móveis , flash , pelo menos uma vez , atraindo a atenção da fêmea sedentária, que atende o homem com pelo menos um de flash em troca.
Predação
O vaga-lume fêmea é carnívoro e vai usar a bioluminescência para atrair presas para sua posição. Um exemplo é a espécie Photuris . Apelidado de " vaga-lumes femme fatale ", eles são conhecidos por atrair os vaga-lumes machos de espécies diferentes , copiando seus padrões de flash , sinalizando -os a chegar perto para o acasalamento. Quando isso ocorre, a " vaga-lume fatal femme" consome o macho .