De acordo com a University of California Museum of Paleontology , centopéias têm sido em torno de cerca de 400 milhões de anos. A cabeça fossilizada e presas de uma centopéia encontrado no Devoniano Médio Idade Gilboa Floresta , em Nova York são os mais antigos fósseis de centopéia .
Os primeiros antepassados de centopéias tinham maior probabilidade animais artrópodes que viviam nas águas da Era Paleozóica . Quando as árvores e plantas de árvore começou a cobrir a terra, os artrópodes evoluíram em formas terrestres , incluindo os primeiros centopéias.
Há muito debate sobre exatamente como as diferentes espécies de artrópodes são inter-relacionadas , mas é pensei artrópodes modernos e insetos derivar de uma forma artrópodes anteriormente.
Fisiologia
Ao contrário de centopéias , que têm uma aparência semelhante , centopéias tem um par de pernas por segmento do corpo . O corpo centopéia é dividido em duas partes, uma cabeça que pode ser ou achatada, e um longa em forma de cúpula , segmentado tronco . A centopéia pode ter entre 15 e 750 pernas
O primeiro par de pernas evoluiu para quelíceras - . Presas que podem injetar veneno em suas presas. Estes dentes são posicionados por baixo da cabeça . Esta característica faz com centopéias o único animal na natureza com as pernas adaptadas para presas venenosas . A centopéia percebe o seu ambiente com olhos compostos e antenas longas posicionados na parte frontal da cabeça.
Subclasses
centopéias
Centipede respiram através de espiráculos ao longo de seus corpos. espécies estão subdivididos em duas subclasses , com base na posição de espiráculos respiratórios e a forma geral do corpo. Notostigmophora são centopéias com uma cabeça arredondada e espiráculos respiratórios , colocado no meio da dorsal nos segmentos . Esta subclasse inclui Scutigeromorpha , as espécies comumente encontrados em casas e cozinhas.
Pleurostigmophora se estabilizaram cabeças e emparelhado spiracles laterais ao longo de seu corpo. Estes fornecer oxigênio para a traquéia , o que alimenta as células do corpo. Segundo o professor Richard S. Fox , da Universidade de Lander, todas as espécies de centopeias , exceto Scutigeromorpha , pertencem à subclasse Pleurostigmophora .
Hábitos
Algumas centopéias são grandes o suficiente para comer sapos e ratos .
centopéias são animais predadores que se alimentam de insetos e outros artrópodes pequenos . Eles têm uma longa vida útil de até 6 anos. De acordo com a Universidade de Michigan Museu de Zoologia , Scolopendra gigantea , uma grande centopéia encontrados na América do Sul, predar lagartos, sapos e ratos.
centopéias hibernam durante os meses de inverno e acasalar e produzir jovens na primavera . Algumas espécies de centopéias põem ovos individuais que são fertilizados pelos machos , e em outras espécies a fêmea vai chocar os ovos e jovens pós-embrionário até que eles possam se alimentar.
Crescimento
centopéias crescer e mudar ao longo do tempo . Este processo é chamado de metamorfose incompleta . Um jovem centopéia , muitas vezes chamado de uma ninfa, deve lançar seu exoesqueleto para crescer. Em algumas espécies , esse processo faz com que o crescimento de segmentos e pernas adicionais, enquanto outros só ficam maiores .
Habitat
centopéias gostam de viver em serapilheira e debaixo de pedras .
centopéias preferem viver em ambientes úmidos , úmidos. Caçadores noturnos , eles são freqüentemente encontrados sob pedras ou vivendo na serapilheira encontrado no chão da floresta . Seu exoesqueleto não tem um revestimento protetor como outras espécies de artrópodes , o que faz deles preferem um ambiente úmido .