Em comparação com os mamíferos , a maioria dos artrópodes têm ciclos de vida complexos. Alguns saem de seus ovos parecendo adultos em miniatura . Outros têm ninfa ou larvares formas que diferem das dos adultos .
Metamorfose incompleta
metamorfose incompleta significa que um inseto não passar pela fase de pupa . Este tipo de metamorfose tem apenas três etapas, embrião , ninfa e adulto . Ninfas olham como adultos em miniatura, mas falta-lhes asas. À medida que crescem , os seus antigos exoesqueletos se abriu , revelando um novo corpo mole , que vai endurecer com o tempo. Grasshoppers , libélulas e libelinhas são exemplos de insetos que passam por metamorfose incompleta
metamorfose completa .: Larvas
Insetos que sofrem mudança física completa passam por metamorfose completa . Eles começam a vida como embriões e são chamados de larvas após a eclosão. As larvas , como vermes e lagartas , são vermiforme e gastam seu tempo comendo e crescendo
metamorfose completa .: Pupa
A fase de pupa precede a fase adulta e é caracterizada por inactividade . Como uma borboleta muda de lagarta a crisálida, seu corpo larval na verdade se abre , revelando a crisálida dentro.
Crustáceos
ciclos de vida de crustáceos não são tão simples como as de insetos. As lagostas e caranguejos , por exemplo, as larvas eclodem que não se parecem com adultos, mas têm que mudar de zoea para magalops e, finalmente, em pequenos adultos. A craca , por outro lado , deve passar por várias etapas complexas antes de anexar a uma superfície sólida e se tornar um adulto .