abelhas Apis mellifera selvagens ou silvestres são eusocial , o que significa que vivem em grandes colônias, bem organizados empregando uma estrita divisão do trabalho no que diz respeito à construção e manutenção de colméias e cuidar de filhotes. Comumente a construção de suas colméias em árvores ocas , são moradores da cavidade , uma característica que torna a espécie facilmente domesticados. Na natureza, eles vão buscar um espaço fechado com uma capacidade de 15 a 100 litros em que para construir sua colméia . Uma vez que as abelhas selecionou uma árvore adequada com um tronco oco alta o suficiente do chão para deter os caçadores de mel e com uma virada a sul, entrada apontando para baixo , eles começaram a trabalhar preparando sua nova colmeia. As abelhas retirar camadas mais externas da casca para alisar as paredes , em seguida, selar e revesti-los com própolis ou " cola da abelha " feitos a partir de resinas de árvores e plantas , em preparação para a construção de favos de cera.
Subterrâneos Hives
os zangões , do gênero Bombus , preferem localizar suas colmeias naturais subterrâneas , geralmente em tocas de animais abandonados e túneis. Depois de sair do modo de hibernação , na primavera a abelha rainha irá selecionar um local de colméia, como abelhas usam apenas um ninho por um ano. Ela vai alinhar o buraco no chão com grama seca e musgo , em preparação para a primeira ninhada de abelhas operárias . Os trabalhadores , por vezes, construir uma cobertura de cera sobre a entrada das colmeias para deter seus predadores, principalmente gambás .
Hives aéreos
Aérea, ou ao ar livre, colméias são construídos por mel \\ abelhas do sudeste asiático , pertencentes aos gêneros Micrapis e Megapis . Estes ramos naturais permanentes são semelhantes aos ninhos enxame temporárias dos abelhas Apis mellifera . As abelhas asiáticas construir mel e chocadeira pentes ligados a galhos de árvores expostas ou falésias . Eles revestir o entorno imediato com própolis cera para prepará-lo para a construção de pente . O paralelo , uniformemente espaçados , fileiras de pentes são cobertos pelos corpos dos membros da colônia de abelhas para proteção contra os elementos e predadores . Durante tempestades as abelhas na camada externa estender suas asas sobre o enxame para manter os pentes internos seco.