Cupins muitas vezes dependem de morder para se defender , e na maioria das vezes usar essa defesa contra formigas. Os cupins soldado de muitas espécies evoluíram especialmente para esta tarefa , apresentando grandes cabeças blindados e maxilares salientes fortes. Mordendo normalmente é um processo simples , mas algumas espécies alterar ligeiramente a sua abordagem . Por exemplo , as espécies Pericapritermes é um tipo de cupim subterrâneo que usa suas mandíbulas para arremessar atacando formigas a uma distância segura para evitar o ataque .
Barreiras Físicas
A construção física barreiras é a forma mais eficaz que os cupins se defender contra a predação de formigas. As barreiras físicas são geralmente construídos utilizando solo , madeira mastigada e secreções salivares. De acordo com David Stecco da Universidade Estadual do Colorado, cupins trabalhador pode sobreviver a ataques de formigas predadoras em uma colônia protegida por barreiras físicas , mesmo na ausência de soldado cupins.
Auto-sacrifício
térmitas soldado de algumas espécies utilizam auto ataques físicos químicos prejudiciais ou como um meio de defender a colônia . Um exemplo disso ocorre nos Odontotermes e Coptotermes espécies subterrâneas, onde um soldado cupins mordem um atacante, então excretam um líquido branco viscoso , similar aos ingredientes ativos em muitos fumigants domésticos. Isto é eficaz contra a maioria das espécies de formigas , embora o soldado cupim é significativamente drenado de energia e, muitas vezes morre pouco depois . O subterrâneo sulphureus espécies Globitermes também secreta um líquido sobre predadores morder , embora esta espécie faz tão violentamente , fazendo com que os soldados de pop fisicamente aberta e morrer.
Outras defesas
algumas espécies de cupins usar mecanismos de defesa incomum no resto do mundo cupins. A South espécies subterrâneas americanas ( gênero Nasutitermes ) carece de mandíbulas , e assim por excreta uma substância química ligeiramente diferente , que não só imobiliza formigas, mas repele tamanduás também. Os soldados da espécie Cupim da madeira seca Cryptotermes defender sua colônia , ligando as entradas com os seus grandes , cabeças sem corte . Esta prática é conhecida como phragmosis e é algo único para a espécie Cryptotermes .