Libélulas têm dois conjuntos de asas com um entalhe na borda da frente de cada asa . Os pares de asas dianteiras são menores do que os pares de trás. Eles funcionam de forma independente , dando a velocidade libélula e altura durante o vôo. A libélula não tem a capacidade de dobrar as asas contra o seu corpo, por isso, quando em repouso, a libélula tem as asas completamente estendidos e perpendiculares ao corpo.
Vôo
Como os conjuntos de asas operar independentemente , libélulas pode passar em um lugar por até um minuto . Libélulas também pode voar para trás e para os lados e mudar de direção . A velocidade para trás é de aproximadamente três comprimentos corporais por segundo , enquanto que a velocidade de vôo para a frente pode atingir até 100 comprimentos corporais por segundo. Libélulas não andam .
Olhos
Os olhos se encontram no topo da cabeça.
Olhos libélula consistem em aproximadamente 28.000 lentes telescópicas individuais chamadas omatídeos . Os grandes olhos parecem fora de proporção com o resto da cabeça e do corpo. Eles cobrem a maior parte da cabeça e se reúnem no topo. As muitas lentes do olho fornecer a libélula com a visão de quase 360 graus. Libélulas podem detectar cores e objetos em movimento.
Corpo
O abdômen tem 10 segmentos.
O corpo da libélula consiste na cabeça, tórax e abdômen. Os olhos ocupam a maior parte da cabeça; o tórax é de aproximadamente duas a três vezes o tamanho da cabeça , e as asas e as pernas estão ligados ao tórax . O abdómen é constituído de 10 segmentos e é longo e delgado com apêndices anais. Libélulas machos usam esses apêndices anais durante o acasalamento . Cores de diferentes espécies da libélula variam de verde metálico e azul ao marrom escuro e preto com manchas azuis e verdes de cores.