Através de condicionamento clássico , insetos aprender a associar um estímulo com um totalmente independentes. As abelhas aprender a associar as fragrâncias e cores de flores com néctar. Em experiências de pesquisa comportamentais , as abelhas podem ser treinados para associar néctar com a cor do distribuidor na qual é apresentada . As abelhas , depois de associar a cor do distribuidor com a fonte de alimentação, sempre voar imediatamente para esse recipiente específico, mesmo que possa ser escondido entre muitos outros dispensadores de cores diferentes.
Habituação
Através de habituação, insetos aprender a ignorar estímulos que não são importantes para a sua existência . Uma barata pode executar imediatamente afastado se o ar é soprado para sua cercos . Se, no entanto , a criatura não está ferido de qualquer maneira durante este procedimento , ele vai responder cada vez menos para o ar sendo soprado para ele no futuro. Eventualmente, a barata pode parar de responder completamente.
Latente Aprendizagem e Imprinting
Através da aprendizagem latente , um inseto aprende sem receber qualquer recompensa aparente para isso. Insetos aprender a melhor forma de localizar seu ninho , fazendo vôos curtos de reconhecimento cada vez que deixá-lo. Esses insetos cometer os marcos que cercam a memória e olhar para eles quando eles retornam de uma viagem de forrageamento. As abelhas e vespas também usam os padrões criados pela luz polarizada no céu para localizar seus ninhos e locais de alimentação . Esses insetos aprender as novas direções para cada novo local de alimentação . As abelhas também utilizam aprendizagem latente quando eles seguem a dança de uma abelha olheiro para localizar o néctar. Através de imprinting , o inseto descobre informações importantes sobre suas fontes de alimento e local do ninho , muito cedo na vida. Esse aprendizado programado ocorre apenas por um curto período na vida de qualquer inseto .
Instrumental Aprendizagem
Através da aprendizagem instrumental, insetos lembrar o resultado de eventos anteriores e mudar sua comportamento no futuro . Insetos vai continuar com o novo comportamento , enquanto eles continuam a experimentar resultados positivos e receber feedback positivo de este comportamento modificado. O inseto deixará o novo comportamento se experimenta resultados negativos.