As acácias e formigas vivem em um ambiente muito competitivo. As plantas crescem rapidamente no calor e umidade da floresta , por isso as árvores estão sempre em competição com outras plantas . As árvores também estão sob ameaça de insetos e animais , que comem folhas , casca e seiva, ou pode danificar a árvore para fazer ninhos. As formigas precisam de locais de nidificação seguras e protegidas para aumentar a sua prole, e eles precisam de um suprimento confiável de nutrientes que irá satisfazer as suas necessidades alimentares.
Benefícios para Trees
Acacia árvores habitadas pela formiga acácia geralmente são evitadas por herbívoros , ou animais que se alimentam de plantas. Isso ocorre porque os animais podem sentir o cheiro do feromônio da formiga , ou cheiro. Animais sabem que, se chegar perto de uma árvore de acácia, as formigas irão responder por sair correndo e picadas do animal. Acácia formigas são muito agressivos e dar uma picada dolorosa . Eles também atacam insetos que procuram colonizar uma árvore. Outro benefício que as formigas acácia dar é limpar mudas ao redor da base da árvore para que a árvore não terá que competir por água, nutrientes do solo ou de luz com outras plantas.
Benefícios para Formigas
Formigas precisam de proteína , açúcar e água em suas dietas. Chifre do touro acácia cresce bolas ricos em proteínas chamadas corpos Beltian nas pontas de suas folhas, que as formigas comer. Não há nenhuma outra função conhecida para estas estruturas. As árvores também excretam néctar , que é um líquido rico em açúcar . Ele é formado em depressões nos pecíolos , e as formigas beber. As formigas vivem em os espinhos da árvore , que são ocos. As formigas mastigar um buraco na ponta do espinho muito facilmente , então são protegidos da chuva e do sol.
Adaptações
Alguns estudos realizados na África mostraram que, quando as acácias já não precisam de proteção das formigas , elas reduzem a produção de néctar rico em açúcar. Os pesquisadores estudaram as árvores que tinha sido vedada para protegê-los de herbívoros. Eles descobriram que as formigas responderam ao permitir que os insetos sugadores , como pulgões e cochonilhas para colonizar a árvore. As formigas depois comeu o líquido rico em açúcar que esses insetos exalam , derivado a partir da seiva da árvore.