calcular a magnitude da onda corpo padrão. A fórmula para a magnitude da onda corpo padrão é mb = log10 (A /T) + Q ( D, h ) . Nesta fórmula, A é a amplitude da onda em micra , tal como medido por um sismógrafo . T representa o tempo em segundos . Q ( D, h ) é um fator de correção com base na função da distância (D) em graus entre o epicentro do terremoto e da estação e profundidade focal ( h ) em quilômetros. As primeiras ondas para chegar à estação sísmica são P, ou ondas primárias . As segundas ondas do corpo para alcançar a estação sísmica são S ou ondas secundárias.
2
Calcule a magnitude das ondas de superfície. As ondas de superfície chegar à estação sísmica após ondas de corpo . A fórmula padrão para medir as ondas de superfície é MS = log10 (A /T) + 1,66 log10 (D ) + 3.30. Existem variações destas fórmulas padrão que respondem por variações em determinadas regiões geográficas . Enquanto as ondas de superfície são de uma freqüência mais baixa do que as ondas de corpo e chegar depois ondas do corpo, eles são responsáveis pela maior parte dos danos de terremotos. Terremotos mais profundos causam menos dano do que os terremotos mais perto da superfície . Existem dois tipos de ondas de superfície : ondas de amor , chamado um matemático britânico (1911) , e as ondas de Rayleigh , primeiro identificados em 1885 ondas de amor são mais rápidos e se movem lado a lado no chão , enquanto ondas de Rayleigh rolar como as ondas em toda a superfície . do oceano.
3
Analisar as formas de onda produzidas pelo sismógrafo . Os fatores a serem considerados são a direção do movimento de falhas ea orientação da falha . Geometria da falha é determinado a partir de formas de onda que são registradas em várias distâncias e azimutes do terremoto . ( O azimute é o ângulo horizontal de rolamento do observador em agrimensura. )
4
Calcule o momento sísmico. A fórmula para calcular o momento sísmico é MO = mS Calcule o magnitude do sismo com base no momento sísmico , MW . A fórmula para esta é MW = 2/3 log10 ( MO ) - 10,7 , em que MO é igual mS
5 O terremoto que resultou no devastador tsunami no Japão (2011 ) mediu 9.0 na escala de Richter.