borboletas e mariposas são ambos lepidópteros , o que significa que eles são da mesma ordem grande de insetos voadores . Estes insetos são conhecidos por seus grandes , às vezes coloridas e muitas vezes decorativas asas. Se você já realizou ou tocou uma mariposa ou asa de borboleta por acidente, você deve ter notado a poeira que sai facilmente . Debaixo desta " pó" são várias camadas extremamente finas , mas duras de quitina , a mesma proteína que compõe o resto do corpo da mariposa. O " pó" em si é realmente escalas , que são minúsculos pêlos modificados que dão à asa sua pigmentação e que podem ajudar na fuga.
Quitina
quitina é uma proteína resistente que compõe o exoesqueleto de muitos insetos , inclusive lepidópteros , como borboletas e mariposas. A quitina é , por sua própria natureza espessa e densa , impermeável . Uma gota ou gota de água que cai em uma traça iria rolar para a direita fora . Isso faz com que a camada mais inferior da asa, o que torna impossível para a água penetre completamente a asa e permitindo a secagem rápida para que a traça pode voar de novo mais cedo depois de ter sido molhado.
balanças
As escalas de uma mariposa são um pouco diferentes . Estes pequenos cabelos às vezes pode reter água nas asas , o que interfere com a traça ser capaz de voar . Imaginar o tamanho de uma gota de água em relação ao tamanho de uma asa de mariposa e o efeito é evidente . Por esta razão, as mariposas muitas vezes não vai voar diretamente após se molhar, em vez de recorrer a rastejar usando suas pernas para um lugar seguro e permitindo que a água se evapore das escalas. Mariposas e borboletas diurnas têm a vantagem de ser capaz de usar o sol para ajudar neste processo.
Afogamento
Infelizmente, há momentos em que o efeito da água é demais para os lepidópteros , e eles se afogam . Por exemplo, se uma mariposa foram acidentalmente voar muito rapidamente em um corpo de água, e suas asas estavam a tornar-se saturada , pode não ser capaz de voar de novo, porque cada aba da asa que mergulhe novamente na água. Neste caso, a única esperança para a mariposa seria se arrastar para fora da água e sobre a terra firme para ficar seca. Se você vê uma mariposa ou borboleta esforçando-se para voar para fora da água , tudo que você tem a fazer é colher-lo e colocá -lo para terra firme para que ele possa secar suas asas e voar novamente.