De acordo com a Enciclopédia de água , existem mais de 15.000 espécies de bivalves vivos no mundo de hoje . Um dos propósitos da concha de um bivalve, a partir de um ponto de vista científico , é fornecer pistas físicas para a classificação de espécies diferentes. As variações no tamanho da concha , forma e simetria são todos identificação de marcadores que ajudam a diferenciar entre as espécies.
Idade
idade do molusco pode ser determinado por seus anéis.
Assim como física características ajudam a identificar diferentes espécies, as variações de tamanho entre as espécies como fornecer informações sobre a idade do bivalve . Conchas bivalves são secretados pelo manto , a parede fina que circunda o corpo interior . Como o animal envelhece, as secreções do manto formam anéis de crescimento , ea concha bivalve torna-se maior .
Defesa
As duas conchas de bivalves são unidas em conjunto com uma dobradiça , formando um exoesqueleto que defende corpo interior macia do animal . Músculos poderosos espremer as duas conchas firmemente em torno do corpo , e o exterior duro protege contra predadores.
Natação
Embora a maioria dos bivalves adultos são incapazes de nadar , há algumas espécies que podem. Vieiras são capazes de mover -se através da água , prendendo seus escudos juntos rápido o suficiente para criar uma pequena corrente de água que os impulsiona para a frente.