O peixe pulmonado Queensland, ou Neoceratodus forsteri , é o mais primitivo dos seis sobreviventes espécies lungfish . Peixes pulmonados são peixes de água doce , que são capazes de respirar ar. Fósseis Lungfish tão antiga quanto 380 milhões ano foram encontrados. Esta espécie em particular parece ter ido quase totalmente inalterado há mais de 100 milhões de anos e é um dos mais antigos vertebrados vivos. Enquanto ele é mantido úmido, ele pode sobreviver fora da água por vários dias.
Lampreias
As lampreias , sem mandíbula , parasitária , enguia -like, estão entre os a maioria dos vertebrados primitivos de vida . A 360 milhões de anos, fósseis descobertos por cientistas da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul mostra que as lampreias têm mudado muito pouco desde então . As lampreias usam suas bocas otário -like sobre a trava para peixes e se alimentar de seu sangue e nos tecidos.
Crocadilia
Os membros da ordem Crocadilia , incluindo crocodilos , jacarés e gharials , mudaram muito pouco ao longo dos últimos 84 milhões de anos. Estes grandes répteis são predadores cujos antepassados sobreviveram à catástrofe que causou a extinção dos dinossauros altamente adaptados .
Horseshoe caranguejos
Os mais antigos fósseis de caranguejo ferradura datam de 450 milhões anos atrás , tornando esta uma das mais antigas espécies de invertebrados . Caranguejos-ferradura pode ser parecido com crustáceos , mas eles são realmente mais estreitamente relacionados com aranhas e escorpiões. O seu sangue é azul, porque junto com muitos moluscos e outros artrópodes, seu sangue contém hemocianina em vez de hemoglobina.
Estromatólitos
Os estromatólitos são estruturas em camadas criadas a partir de sedimentos capturados por filmes de algas verde-azuladas . Eles não são tecnicamente vivo em si, mas as cianobactérias que eles criam estão entre as mais antigas formas de vida inalterados no planeta. Estromatólitos modernos são encontrados apenas em alguns lagos extremamente salgados. Fósseis de estromatólitos tão antiga quanto 2700000000 anos foram encontrados. Evidências sugerem que eles existiam , já em 3400 milhões anos .