As bactérias anaeróbicas pode sobreviver sem oxigênio , enquanto bactérias aeróbias precisa do gás para sobreviver. A maioria das bactérias encontradas nas águas residuais são faculative , o que significa que podem viver e multiplicar-se com ou sem oxigênio. Bactérias oxigenados são mais eficazes na quebra de resíduos.
Tratamento de Esgoto
De acordo com a American Chão Água Trust, as bactérias são usadas para quebrar naturalmente para baixo componentes nocivos encontrados em humanos resíduos . Muitos sistemas sépticos e instalações de tratamento são projetados para tratar a água dessa maneira, e procedimentos similares são usados em corpos de água naturais que se tornaram contaminados com resíduos.
Corpos de água naturais
os microrganismos que vivem em corpos de água naturais , como lagoas , lagos e até mesmo oceanos, naturalmente proteger a água e pode até mesmo ajudar a quebrar a contaminação como o petróleo. Em 2010, a Universidade Estadual da Flórida começou a estudar como um derramamento maciço de petróleo afeta as comunidades microbianas naturais que protegem a qualidade da água na costa do Golfo , identificando fatores tais como a rapidez com que os micróbios podem quebrar o óleo.