Limitar a luz do aquário para que ele não recebe mais do que oito horas por dia; este pode ser o método mais eficaz de combater as algas . Mova o aquário longe de todas as janelas , e definir a sua luz do aquário em um timer. Monitorar o peixe para ver se eles parecem ser afetados pela luz reduzida e aumentar o tempo de luz de 10 horas por dia , se necessário. Peixe precisa de pelo menos seis horas de luz por dia , a fim de fabricar vitamina D e manter a boa saúde .
2
Manter o aquário limpo , mudando a água . Substitua-o por água de osmose reversa , ou use um filtro que remove fosfato. Ter excesso de fosfato , potássio e nitrato irá alimentar as algas e fazê-lo crescer mais rápido. Você pode controlar esses nutrientes por ter certeza que você não alimentar o seu peixe mais comida do que o necessário ; restos de comida vai nutrir algas. Retire o peixe morto imediatamente , enquanto seus corpos em decomposição irá contribuir ao crescimento de algas .
3
Mantenha uma pequena quantidade de algas no tanque. As algas são mais propensos a brotar e crescer rapidamente quando não há competição por nutrientes . Se você deixar um pouco crescendo em rochas em seu tanque , que as algas irá consumir todos os nutrientes em excesso na água. Isto dificulta novo crescimento de algas.