De acordo com o tamanho do peixe , dois métodos podem ser usados para capturar eles. A rede de pesca pode ser tanto arrastado atrás de um barco ou deixar sair de uma doca para os peixes menores para ser recolhida . Peixes maiores , por vezes, podem ser compensados , mas é mais comum para os cientistas a usar métodos de pesca tradicionais usando um anzol na captura de peixes maiores. Esta técnica só deve ser feito por um biólogo experiente peixe , como o animal pode sofrer ferimentos graves ou morte com métodos de pesca impróprios. Uma vez que o peixe é marcado e os dados são reunidos , o peixe deve ser lançado em suas águas para casa imediatamente para evitar estresse desnecessário ao animal.
Aves
Redes de neblina são as ferramentas mais comuns e eficazes utilizados na captura de aves para estudo. Desde redes de neblina são feitos de fibras muito finas que as aves não podem ver , eles podem ser pendurados diretamente na trajetória de voo do pássaro . Quando a ave atinge a rede , torna-se imobilizada , mas não será ferido. O pássaro é libertado depois que os dados são gravados.
Grandes mamíferos
Os grandes mamíferos são os animais mais difíceis de capturar e liberar por causa de seu tamanho, e também porque eles geralmente são os mais perigosos para lidar com eles. Em alguns casos , as armadilhas vivo pode ser utilizado para capturar grandes mamíferos . A armadilha ao vivo é uma gaiola que é camuflada no meio ambiente e que o animal é atraído para ele. Uma vez que o animal está dentro, um alçapão é acionado para capturar o animal .
O método mais seguro e mais comum de captura de grandes mamíferos é com sedação. Para sedar um grande mamífero , uma pistola de dardos ou besta é carregada com dardos contendo os medicamentos adequados , que são então fotografadas para o animal a uma distância segura . Os dardos são disparados em garupa do animal para evitar bater nos órgãos e matar o animal. Uma vez que o animal é sedado, sua freqüência cardíaca e respiratória devem ser monitorados até que esteja totalmente consciente novamente. Se você sedar um animal, nunca deixá-lo sozinho até que ele esteja ciente de seus arredores e pode levantar-se e sair por conta própria.
Pequenos mamíferos e répteis
Ao vivo armadilhas são o método de captura e liberação mais comum para pequenos mamíferos e répteis. Armadilhas devem ser grandes o suficiente para que o animal se encaixa confortavelmente , eo alçapão devem ser concebidos de modo a evitar ferir o animal. Armadilhas vivos devem ser verificados com freqüência para os espécimes que poderiam ter sido capturados . Uma vez que um animal está dentro da armadilha, coleta de dados e codificação deve ocorrer o mais breve possível para que o animal possa ser devolvido ao seu habitat natural.