O principal uso de um chifre de rinoceronte é postura . Um rinoceronte macho reina sobre um território claramente definido e não permite que todos os machos dominantes para entrar em sua área. Na esperança de evitar uma briga, um rinoceronte reduz o seu chifre para o solo ou fechaduras chifres com o inimigo. Um rinoceronte também vai abaixar sua cabeça e carga para assustar invadindo animais, incluindo outros rinocerontes . A buzina também é usado como um indicador de um companheiro forte, chifres tão grandes são mais desejáveis .
Defesa
Se a intimidação não evitar uma briga, ambas as espécies de rinocerontes africanos usam seus chifres para se defender. Os chifres são nítidas o suficiente para chifrar sua pele grossa porque o rinoceronte esfrega em superfícies ásperas , que , inadvertidamente, remove a camada externa macia. Rinocerontes também são corredores rápidos , então o carregamento é especialmente prejudicial . De acordo com a Enciclopédia dos Animais, metade dos rinocerontes negros do sexo masculino e um terço das mulheres morrem de lutas.
Escavação
O chifre forte é útil para escavar na seca, solos compactos rinoceronte , muitas vezes freqüente. Se não houver número suficiente de gramíneas disponíveis para o rinoceronte branco , eles usam seus chifres para cavar para desenterrar raízes ou pequenas plantas com raízes comestíveis . Se não houver raízes estão ao redor, eles cavam para ter acesso à gramíneas mais curtas. Quando desesperados por água, o rinoceronte escavações em leitos secos de rios para encontrar uma fonte subterrânea.
Outros Usos
rinocerontes fêmeas usam seus chifres para orientar seus jovens e guiá-los até eles são capazes de navegar por conta própria. Rinocerontes machos às vezes usam seus chifres para mover seus excrementos em pilhas que demarcam a fronteira do seu território. O Jardim Zoológico de Honolulu relata que os rinocerontes brancos usam seus chifres e patas dianteiras para testar a espessura de um buraco de lama antes de entrar para esfriar. Se a lama é muito grosso , não correrá o risco de tornar-se preso .