machos territoriais defender agressivamente castelos de areia que eles constroem durante a época de reprodução . Estes podem ser mais de quatro metros de altura com uma base de sete pés . Outras construções de acasalamento incluem crateras grandes o suficiente para acomodar os mergulhadores . Para atrair as fêmeas , os machos constroem pequenas plataformas de dois metros de altura dentro das crateras . Eles perseguem as fêmeas e fazer um acasalamento remexendo ou "um beijo " de dança. As fêmeas são altamente selectivos e os parâmetros de sucesso do sexo masculino depende da intensidade da sua coloração ou a qualidade e a forma de as suas estruturas de encaixe . Por exemplo , as fêmeas de uma espécie preferem machos vermelhos de barbatanas enquanto as fêmeas de outras espécies preferem os machos com os maiores castelos .
Postura de ovos e Adubação
As fêmeas entram territórios de cortejando machos e botar ovos . Os ovos são imediatamente pegou na boca da mãe, onde eles são fertilizados pelo macho. Às vezes é a teoria de que os "pontos de ovo ", do sexo masculino , que são pequenas, redondas, manchas amareladas na nadadeira anal , ajuda na fertilização do ovo. Supostamente quando o macho Shimmies as manchas parecem ovos que a fêmea ainda não foram recolhidos . Quando ela tenta fazer isso, os ovos que estão na boca são fertilizados pelo macho. Novas mães têm pequenos lotes de cerca de 10 ovos , enquanto as fêmeas adultas têm até 30 ovos.
Boca chocando
A maioria dos ciclídeos africanos são chocadeiras boca . Os ovos são mantidos e desenvolver na boca da mãe. Desta forma , ela protege os ovos e fritar de predadores e permite-lhes a ser arejado pelo movimento contínuo de água através da sua boca . Leva três a cinco semanas para que os ovos eclodem e os sacos de gema a desaparecer. Os filhotes permanecem em sua boca até que já não é grande o suficiente para acomodá-los . A fêmea não come durante este período. Alguns ciclídeos mulheres inteligentes depositar seus filhotes em uma ninhada de bagre jovens e tendem a eles coletivamente com a mãe catfish .
Reprodução em Cativeiro
A reprodução em cativeiro não é tão simples como a obtenção de um macho e fêmea da mesma espécie de ciclídeos africanos. Ciclídeos africanos criam muito melhor em um harém , ou colônia de reprodução . Com apenas um par , o macho pode ser demasiado agressivo para a mulher , resultando em tensão e possivelmente a morte . Harems deve ter apenas um macho adulto , como dois irá anexar um ao outro até que a pessoa morre . Aquários deve ter a abundância de grutas, rochas , prateleiras e fendas que ciclídeos pode escolher como seu território. O macho pode comer os bebês quando eles são liberados por isso é melhor para separar a mãe antes de sua ovos eclodem . Um tanque de 10 a 15 litros é recomendado para a mãe e os bebês .