Seis das sete espécies de tartarugas marinhas residir em águas da Austrália. A cabeçuda e tartaruga verde são os mais comumente visto , mas há outras espécies menos comuns, tais como o couro e Olive Ridley . Tartarugas verdes são categorizadas como "Em Perigo " pela União Internacional para a Conservação da Natureza ( IUCN) Lista Vermelha também conhecida como a União Mundial de Conservação . As tartarugas marinhas estão em declínio em números devido à caça para seus ovos, conchas e carne , habitat declínio ou matando por pescadores e barcos.
Humpback whale
As baleias jubarte vêm de Antártica para a Grande Barreira de Corais , entre maio e setembro. Listado como " vulnerável" na Lista Vermelha da IUCN , As baleias jubarte são ameaçados pela poluição , caça, acidentes com navios e emaranhamento em artes de pesca . Seus números diminuíram drasticamente antes de 1970 de cerca de 25 mil animais para entre 200 e 500 devido a caça às baleias em larga escala nas décadas anteriores. Uma vez que eles tenham gostado de proteção , as estimativas da população de baleias jubarte aumentou de 10.000 para 12.000 em 2007
Dugongo
Também conhecido como a vaca do mar devido a alimentação métodos de pastejo sobre leitos de algas marinhas , o peixe-boi é particularmente ameaçada devido à sua taxa de reprodução lenta. Apenas cerca de um bezerro nasce de uma vaca fêmea a cada três a cinco anos , por isso são suscetíveis a mudanças ambientais e não podem se reproduzir com rapidez suficiente. Ameaçado principalmente pela poluição de sua fonte de alimento , Dugongo também facilmente emaranhar nas redes do pescador .
Coral
Mesmo que ele não se move e parece abundante, coral no grande Barreira de Corais ainda é considerado um ser vivo e precisa de proteção . Uma escola de pensamento acredita que as atividades humanas causam a terra para se aquecer , o que por sua vez faz com que a temperatura do mar a aumentar. O aumento da temperatura do mar não permitiria que o coral para sobreviver.
Proteção
Muitas das ameaças que cercam estas e outras espécies ameaçadas são naturais e causados por mudanças no ambiente , como flutuação dos níveis de salinidade , temperatura dos oceanos ea presença de predadores , no entanto, para além destas ameaças , há também ameaças feitas pelo homem , tais como barcos, poluição e redes de pesca . A Grande Barreira de Marine Park trabalha com outras organizações para proteger os animais no recife de qualquer outro dano ambiental contra a poluição, o turismo, a pesca excessiva ou espécies invasoras. Existem diferentes níveis de comprometimento de " Vulnerável " para " Criticamente em Perigo ", mas todas as espécies ameaçadas de extinção que vivem na Grande Barreira de Corais são protegidos por lei em cada um internacional, nacional, estadual ou nível local , e são o foco principal do esforços de conservação do Parque.