Um ambiente excessivamente ácido pode dificultar a capacidade de criaturas aquáticas para se reproduzir. O aumento do ácido pode interromper ciclo sexual natural da criatura , em que o animal produz óvulos e espermatozóides . Se os óvulos e espermatozóides são malformados , nenhuma descendência pode ser produzido. A água ácida também pode prejudicar os ovos fertilizados , resultando em falha para chocar ou os filhos deformados com pouca chance de sobrevivência. A água com um pH de 5 ou abaixo podem matar os ovos de qualquer organismo aquático .
Efetuar Fontes alimentares
Muitos organismos aquáticos se alimentam de algas ( plantas aquáticas microscópicas ) ou plâncton ( animais aquáticos microscópicos ). As algas e plâncton são especialmente vulneráveis às mudanças no pH . Quando o pH em um corpo de água diminui , algas plâncton e que são sensíveis à mudança morrem. Animais aquáticos exigem grandes quantidades de algas e plâncton para sobreviver. Quando a fonte de alimento está esgotado, os animais maiores , eventualmente, começam a morrer também.
Efeito sobre a pele e as brânquias
A água ácida pode afetar a pele de um animal aquático , guelras e outros tecidos . Se a água tem um pH de 4 ou inferior , a pele do organismo pode ser irritada e pode descamar . Além disso, a camada protetora de muco que cobre cerca de peixe poderia ser prejudicado , o que poderia expor o peixe para as bactérias. Animais aquáticos que têm conchas poderiam experimentar deterioração shell em condições ácidas. Além disso, condições ácidas em água são geralmente provocadas pelo escoamento de fazendas ou instalações industriais , que muitas vezes traz outras partículas nocivas ( como o alumínio ) que podem entupir as brânquias animais e tornar a respiração difícil .
Ácido efeitos sobre a espécie particular
Certas espécies aquáticas têm diferentes tolerâncias para acidez. Amêijoas , camarão e moluscos em geral, não pode sobreviver em água com um pH abaixo de 6 Lagostas e baixo pode tolerar um pH ligeiramente inferior de 5,5 . Em água com um pH de 4,5 , salmão , carpa ea truta começam a morrer . Perch podem sobreviver a um certo pH ligeiramente inferior acima de 4,5 . Os sapos são extremamente tolerantes com condições ácidas e podem sobreviver em água com um pH tão baixo quanto 4 Qualquer corpo de água com um pH inferior a 3 não pode sustentar qualquer outro que certas plantas e invertebrados organismos aquáticos.