A diversidade de dentes de tubarão reflete a imensa variedade de presas tomadas coletivamente por mais de 300 espécies . Tipos de Smooth- hounds , como o tubarão- gummy , tem dentição plano para esmagar pequenas presas . Alguns dos dentes mais visíveis pertencem a espécies como o tigre de areia e tubarões mako , que têm , delgados longos dentes afiados , perversamente para agarrar peixes e outras presas rápida . O tubarão- tigre tem distintamente em forma , dentes tortos com um ventilador serrilhada encontro, um ponto em ângulo agudo . Estas armas formidáveis ajudar este grande predador ápice arrebentar tartarugas marinhas , golfinhos, aves marinhas e peixes de grande porte . Pesados , cónico, dentes serrilhados Um grande tubarão branco são bem adaptados para despachar semelhante animais grandes como o atum , leões-marinhos e baleias bezerros .
Linhas e Ciclos
Desenvolver novos dentes em ciclo filas traseiras para a frente para substituir as frontais.
Sharks produzir milhares de dentes dentro de uma vida . Dispostos em filas no interior da membrana da mandíbula , eles ciclo para a frente como os dentes utilizados activamente são descartados ou quebrado . Assim, a perda de um dente não é grande coisa para os peixes : Haverá outro para substituí-lo rapidamente. Enquanto as taxas de regeneração variam entre as espécies - o Centro ReefQuest para Shark Research dá nove a 36 dias como uma variedade conhecida - tubarões como um todo descarte enorme número de dentes , o que representa a sua abundância suprema em sedimentos do fundo do mar e areias de praia
Perdendo dentes
Um tubarão branco, muitas vezes perde dentes braços com presas grandes como elefantes marinhos e golfinhos .
Além da perda natural comum de dentes por causa do desenvolvimento de novas linhas , tubarões muitas vezes quebrá-los quando eles estão lidando com a presa , o que pode ser uma tarefa violenta. Um grande tubarão branco, por exemplo, pode estar mordendo tão grandes , poderosas criaturas como elefantes marinhos do norte ou pequenos cetáceos. A técnica, que visa minimizar danos ao tubarão , é entregar uma dolorosa , ferida catastrófico para a presa , que mata muitas vezes imediatamente vítimas menores. Para um selo de elefante maduro , o tubarão- branco pode ficar para trás após o primeiro ataque , esperando o mamífero para sangrar até a morte . Independentemente disso, os dentes , muitas vezes, ser puxado ou soltos durante a primeira mordida . Um tubarão-tigre pode perder os dentes da mesma forma quando rangendo para baixo em cima da casca dura de uma tartaruga marinha , enquanto que os de um tubarão de recife whitetip pode ser frustradas como ele persegue um peixe pequeno por meio de bancos de corais ásperas.
dentes fossilizados
fósseis tubarão - dente são comuns.
Não é novidade que dada a sua natureza substituível , dentes de tubarão são extremamente abundantes no registro fóssil , assim como as estruturas na maior parte cartilaginosa do resto do peixe são apenas moderadamente preservada . A fim de ser fossilizado , dentes descartados geralmente deve ser enterrado dentro de sedimentos e expostos a processos de mineralização . A coloração mineral decorrentes da sua longa conversão ao material fossilizado geralmente os distingue dos dentes do tubarão moderno , também comumente encontrados.