Todos os animais devem ter oxigênio para viver . Eles precisam de um meio para reunir o oxigênio da água ou do ar circundante e liberar subprodutos respiratórias, incluindo dióxido de carbono. Mamíferos e répteis fazer isso com os pulmões , mas os anfíbios dependem de uma combinação de troca de gases através dos pulmões , brânquias e pele. Nem todos os anfíbios têm todos os três meios de troca de gás durante todo seu ciclo de vida . As espécies que raramente deixam a água pode manter suas brânquias , enquanto espécies arbóreas normalmente perdem a deles à medida que amadurecem .
Gills brânquias externas
Franjas ajudar uma salamandra aquática respirar.
A maioria anfíbios começar a vida com brânquias - estruturas fortemente vascularizados que facilitam a troca gasosa. Rãs e sapos eclodem em água como girinos - limbless cauda criaturas que precisam de um meio aquoso para se viver. Sua troca gasosa principal é via estruturas de emalhar internos primitivos. Como eles brotam membros, perdem suas caudas e crescer em suas formas adultas , suas guelras selar como seus pulmões se desenvolvem. Anfíbios aquáticos , como o axolotl e certas espécies de salamandra manter suas guelras para a vida adulta . Algumas espécies têm penas dramáticas " cocares ", que são , na verdade, brânquias externas para a tomada de oxigênio da água circundante.
Pele
Mesmo em terra, anfíbios precisam de um ambiente úmido .
Os anfíbios também podem respirar através de sua pele macia, fina. Embora esta capacidade ajuda os animais crescem em água e em terra , mas também os coloca em risco de sufocar se o seu ambiente úmido se torna muito seco. Tecidos ressecados não permitem oxigênio e carbono de transferência de dióxido de carbono. Peles úmidas e permeáveis dos anfíbios também deixá-los vulneráveis a toxinas em seu ambiente . Pesquisadores estudam populações de anfíbios como bioindicadores de perturbação ambiental, porque essas criaturas são tão suscetíveis a mudar.
Lungs
rãs e sapos usam suas bocas para ventilar os pulmões e para a exposição.
anfíbios adultos geralmente dependem de pulmões para troca de gases , embora eles nunca perdem sua permeabilidade da pele . Ao contrário dos mamíferos que usam um diafragma para puxar o ar para os pulmões através de pressão negativa , anfíbios forçar o ar em seus pulmões de suas bocas. Pulmões de anfíbios contêm menos alvéolos ou sacos de ar , do que os pulmões de criaturas que evoluíram mais tarde , tais como répteis e mamíferos .