A menor das três espécies , o peixe-boi amazônico - Trichechus inunguisn - habita as águas doces da bacia do Rio Amazonas e seus afluentes no Brasil, Colômbia , Equador e Peru. Ao contrário de seus colegas , o peixe-boi amazônico não vai entrar água salgada, favorecendo , águas rasas e calmas , longe de assentamentos humanos , com abundantes plantas aquáticas e semi- aquáticas. Durante os pulsos de inundação sazonal , esta espécie migra entre os afluentes e lagos, muitas vezes tornando-se presos nesses lagos de água mais profundas durante a estação seca . Um metabolismo lento excepcionalmente permite que o peixe-boi amazônico de sobreviver longos períodos sem comida. Além disso diferenciar as espécies de peixes-boi das Índias Ocidentais e do Oeste Africano , o peixe-boi amazônico tem a pele mais suave e mais ter um patch barriga branca ou rosa.
West Indian Manatee
O US Fish & Wildlife Service supervisiona federal designado áreas de proteção do peixe-boi na Flórida peninsular
o West Indian Manatee - Trichechus manatus - inclui duas subespécies: . peixe-boi da Flórida eo peixe-boi das Antilhas . Peixes-boi da Flórida ocorrem principalmente em habitats de água salobra , água doce e salgada na Flórida e sul da Geórgia , mas nos meses de verão , foram vistos tão ao norte como Massachusetts e no oeste do Texas. Porque todos os peixes-boi tem um metabolismo muito lento , o que permite longos períodos de jejum , a espécie não pode sobreviver por muito tempo em águas abaixo de 68 graus Fahrenheit . Assim, eles dependem sul da Flórida e nascentes de água quente da Flórida para a sua gama de inverno. A subespécie antilhanos ocupar rios e águas costeiras em todo o Caribe e da América Central , com a maior fortaleza em Belize. Historicamente, esta subespécie foi caçado pelos habitantes locais e vendido para os europeus por comida.
Oeste Africano Manatee
A menos estudado de todos os sirênios , o peixe-boi do Oeste Africano se assemelha ao do peixe-boi das Índias Ocidentais , apesar de ser um pouco menos robusto. A espécie ocorre em uma ampla gama de águas costeiras , estuarinas e ribeirinhas , da Mauritânia ao sul de Angola , e no interior de Mali , Níger e Chade. Embora a história de vida desta espécie não tem sido bem estudada , acredita-se espelhar em grande parte, a do peixe-boi indiano ocidental em termos de gestação e vida útil. Na África, o parto pico coincide com o início da estação chuvosa . O peixe-boi do Oeste Africano alimenta de uma gama diversificada de plantas - gramíneas , plantas emergentes , frutos e sementes - bem como, ocasionalmente consumindo pequenos peixes ou moluscos
Ameaças e Conservação
Hidrelétricas têm populações geneticamente isoladas de ambos os peixes-boi da Amazônia e do Oeste Africano .
as populações de cada uma das três espécies de peixes-boi estão declinando toda a sua amplitude . Baixa taxa reprodutiva - Um bezerro apenas a cada dois ou três anos - juntamente com os impactos humanos levaram a espécie a ser listado como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN de espécie ameaçada. Nos Estados Unidos , os peixes-boi da Flórida estão protegidos tanto no âmbito do Endangered Species Act ea Lei de proteção do mamífero marinho . Aqui, colisão com barcos a motor , resultou em perdas significativas de espécies . As ameaças à espécie do Oeste Africano e da Amazônia são semelhantes, entre os mais significativos : incidental levar em redes de pesca ; caça e caça ilegal ; e perda de habitat para a agricultura , especialmente o cultivo de arroz . Em 2008, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente , Wetlands International, e seis países da África Ocidental reuniram-se para avançar os esforços inter- nacionais para proteger o peixe-boi do Oeste Africano em toda a sua área de distribuição natural .