Ocupando habitats de montanhas terrestres ao alto-mar , a maioria dos moluscos habitam ambientes marinhos . Moluscos muitas vezes se agarram ao substrato duro de recifes de corais , praias e casas de barro , além das fontes hidrotermais no fundo do mar profundo. Alguns moluscos terrestres como caracóis e lesmas vivem em serapilheira e áreas úmidas , às vezes com até 70 espécies que coabitam uma determinada área, de acordo com a University of California Museum of Paleontology .
Visceral Mass
Enquanto o tamanho e forma dos moluscos podem variar de espécie para espécie , que retêm as características comuns em partes do seu corpo . A massa visceral , que contém o sistema digestivo e reprodutivo e órgãos circulatórios , encontra-se imprensado entre a cabeça - pé eo manto e concha do molusco .
Mantle
esticada através da massa visceral , a forma do manto de pele dorsal da parede do corpo . Em algumas espécies, excreta uma concha , que forma arcos sobre e cobre a massa visceral e pé. Em outros, como lesmas e polvos , o manto não existe mais. Em outras espécies , o manto ajuda com atividades como a respiração . No espaço vazio entre o pé eo manto encontra-se o manto ou cavidade pallial onde as brânquias e órgãos sensoriais para cheiro mentira. Enquanto as espécies marinhas têm brânquias , moluscos terrestres desenvolveram pulmões , de acordo com o Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Flórida .
Cabeça -Foot
Situado na base de o molusco , a cabeça - pé abrange os órgãos sensoriais , bem como os músculos . Usado para a locomoção , os movimentos do pé por ondas musculares , estruturas semelhantes a pêlos microscópicos chamados cílios e muco. O pé também ajuda a comida captura molusco .
Radula
Localizado na anterior de um molusco na cavidade bucal, a rádula funciona como uma língua. Uma fita de pequenos dentes ligados ao rádula permite o molusco para raspar alimentos fora de uma superfície e , por sua vez , chamar a comida na boca . Comum a maioria das espécies, a rádula ajuda o molusco se alimentar.