A Amazônia é o lar de dardo rãs venenosas , algumas das quais estão ameaçadas de extinção. Embora eles variam em tamanho 1-2 meia polegadas, sapos venenosos secretam um veneno capaz de matar várias pessoas ao mesmo tempo. Entre os mais ameaçados é Oxapampa sapo veneno do Peru, classificada como criticamente ameaçada pela IUCN . A rã dourada do veneno , o mais tóxico , está ameaçada em toda a sua gama ao longo da costa do Pacífico da Colômbia .
Birds
Entre as aves ameaçadas de extinção da Amazônia é a arara-azul , maior papagaio do mundo, e arara -de-lear . A arara-azul -de-garganta , endêmica da Bolívia, está criticamente ameaçada segundo a IUCN . Embora a IUCN classifica a harpia como quase ameaçada , os EUA Fish and Wildlife Service considera em perigo toda a sua gama , que abrange partes da Amazônia .
Répteis
o jacaré-açu foi quase caçados até a extinção por sua pele.
a IUCN rebaixado jacaré-açu da Amazônia a partir de uma espécie em extinção , em 1996, a um dos menos preocupação em 2000 , mas os EUA Fish and Wildlife Service ainda considera ameaçadas de extinção. O jacaré-açu é a maior espécie de jacaré do mundo.
Da mesma forma, a tartaruga rio sul-americano , a maior tartaruga do rio do continente, passou de perigo em 1994, para uma espécie de menos interesse em 1996, de acordo com a IUCN . Os EUA Fish and Wildlife Service considera, no entanto ele ameaçadas
Primatas
Devido à perda de habitat grave , a aranha macaco marrom - . Um dos maiores primatas na Amazônia --é também um dos 25 mais ameaçados do mundo. Listado como criticamente ameaçada pela IUCN , o macaco-aranha marrom é encontrado principalmente na Colômbia e no Equador. Também criticamente ameaçadas são o macaco Maranhão em flagrante bugio , o capuchinho loira, prego com cabeça de lustre eo prego Ka'apor , todos os quais são endêmicas do Brasil . O mico- bare- faced brasileira ea -prego robusto são categorizadas como ameaçadas de extinção .
Mamíferos Aquáticos
O IUCN lista o peixe-boi amazônico tão vulnerável , enquanto o US Fish and Wildlife Service classifica como ameaçadas de extinção. De acordo com o World Wildlife Fund, o peixe-boi amazônico é acreditado para estar em declínio , apesar de seu tamanho populacional é desconhecido . Também é ameaçada ariranha da Amazônia. Nadadores rápidos e capazes , lontras gigantes - a maior do mundo - pode ser de até 6 metros de comprimento
Outros mamíferos
Entre os mamíferos ameaçados do . Amazônia é a preguiça-de -coleira , a maior espécie de preguiça , encontrada apenas ao longo da costa Atlântica do Brasil . A destruição do habitat é a maior ameaça para o herbívoro lento , que desce do topo das árvores apenas para urinar e defecar . Outro mamífero, o tapir sul-americano, é vulnerável , de acordo com a IUCN , e ameaçadas de extinção , de acordo com os EUA Fish and Wildlife Service.