Mais de 17.000 espécies de cefalópodes fósseis foram nomeados . Existem três grupos principais de cefalópodes fósseis. O grupo mais antigo , nautiloidea , viveu cerca de 505-408000000 anos atrás. Pareciam nautiluses modernos com coiled, conchas câmaras . O grupo Ammonoidea apareceu pela primeira vez quando o grupo nautiloid diminuiu e sobreviveram ao longo da era dos dinossauros, até 65 milhões de anos . Estes animais também tiveram , conchas duras, redondas . Todos os cefalópodes ammonoid estão extintos . O grupo Coleoidea tinha muito tempo, apontou conchas e viveu durante a era dos dinossauros .
Cefalópodes modernos
Oitocentos espécies vivas de cefalópodes incluem polvos , lulas , chocos e septadas nautiluses . Todos os cefalópodes são predadores com pelo menos oito braços e um bico. Os polvos não têm conchas e geralmente não podem criar fósseis de seus corpos macios. Lulas e chocos têm , conchas internas flexíveis que podem formar fósseis , nas condições certas. Nautiluses têm conchas duras, externas que podem se tornar fossilizado . Após 300 milhões de anos algumas espécies de nautilus são os únicos descendentes sobreviventes dos cefalópodes Nautiloid . Lulas e polvos Acredita-se que descendem de ancestrais coleoid .
O Registro Fóssil
O registro fóssil mostra a presença de cefalópodes mais de 500 milhões de anos atrás . Cefalópodes sem casca deixar para trás poucos fósseis porque suas partes duras, tais como um bico, não são preservados porque eles não estão calcificadas . Cefalópodes Nautiloid e ammonoid deixou para trás fósseis de conchas planas, enrolados com câmaras internas que provavelmente ajudaram na flutuabilidade. Coleoids , tais como belemnites deixados para trás , longo e fino , fósseis cônicas resta de suas conchas. Quatro metros de comprimento Belemnite fósseis de conchas encontrados perto do rio Kentucky foram criados a partir de cefalópodes que foram provavelmente 8 metros de comprimento na vida.
Fossil Formação
conchas de cefalópodes foram feitas de minerais duros . Foram formados Alguns tipos de fósseis quando os minerais na casca foram substituídos por outros minerais, que preservaram a forma do reservatório . Outros tipos de fósseis foram formados a partir da impressão de que a concha deixada em um substrato macio que depois endurecido. Em alguns fósseis ammonoid , o próprio shell foi usada fora ea impressão deixada pelas câmaras internas permanece. Belemnites , um tipo de cefalópode coleoid , deixou moldes fossilizados de suas conchas. Uma vez que o tecido mole do corpo do animal se foi, o shell enterrado enche de sedimentos. O sedimento endurece para formar um molde da concha . Com o tempo, a casca decai ou se desgasta , mas o molde permanece.