Em 1973, o governo dos Estados Unidos aprovou a Lei das Espécies Ameaçadas (ESA) , em um esforço para proteger os animais e plantas em extinção no país. Os EUA Fish and Wildlife Service ( FWS ) e os EUA National Oceanic and Atmospheric Administration ( NOAA) Serviço de Pesca manter as disposições da presente lei , proibindo qualquer ação ameaçando espécies ameaçadas de extinção , seja a caça ou a importação ou exportação de espécies ameaçadas de extinção . O FWS mantém uma lista de todas as espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo e regularmente atualiza a lista de acordo com as informações mais atuais .
Organizações Não-Governamentais
Não- governamental organizações localizadas em todo o mundo trabalham para proteger os animais em extinção. O mais importante deles , o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) , trabalha com vários governos para aprovar não só as leis que protegem os animais , mas também melhorar a imagem pública de animais para que os cidadãos serem menos propensos a matar espécies ameaçadas de extinção . WWF mantém uma série de parcerias corporativas destinadas a arrecadar dinheiro e atenção para causas ambientais , criando um mercado global sustentável , reduzindo o comércio de vida selvagem e melhorar as práticas , tais como florestamento , aquicultura , pesca, agricultura e finanças internacionais , os quais levam à destruição do habitat. As organizações menores , como o Cheetah Conservation Fund , o foco em uma proteção de uma única espécie ou habitat.
Internacional de Ação
Em 1973, a Comissão Europeia criou Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES) . O tratado serviu como um pacto internacional para garantir que o comércio internacional de animais e plantas em e através da Europa não ameaça a sobrevivência de qualquer espécie . Mais de 30.000 espécies de receber proteção sob o tratado . A União Europeia não é parte no tratado , apesar de todas as nações da UE aderir aos ideais estabelecidos pela CITES .
Vários moratórias existem em todo o mundo com relação às espécies ameaçadas ou em extinção . A moratória , conforme acordado pelos governos de várias nações e organizações não governamentais , apresenta uma proibição teórica em matar certos animais ou destruição de alguns tipos de habitats . No entanto, como nenhum poder detém a autoridade para promulgar leis globalmente eficazes para proteger as plantas ou animais , uma moratória não é, de forma vinculativa . Por exemplo, uma moratória global sobre a matança de baleias tem sido vigor desde 1986, mas a partir de 2011 a matança de baleias ainda acontece em todo o mundo .
Habitat Preservação
Habitat destruição constitui uma das causas principais para a colocação em perigo e os números dos animais por meio de muitas espécies de declínio . A expansão das comunidades humanas , desmatamento, aquecimento global , as operações de mineração , derrames de petróleo , agricultura de corte e queima e inúmeros outros fatores contribuem para a destruição do habitat. Na África , por exemplo , a sociedade humana infringe o território compartilhado por leões , chitas, hienas e cães selvagens africanos. Como os menores predadores da cadeia , os cães selvagens são forçados a infringir os assentamentos humanos . Os seres humanos , em seguida, matar os cães como medida de proteção . Preservação do habitat significa proteger o habitat natural de animais para tais eventos não ocorram. A Reserva Nacional de Maasai Mara , no Quênia , por exemplo , dispõe de mais de 500 quilômetros quadrados de terra onde os leões , chitas, elefantes , zebras e mais vivo protegido de caçadores e de expansão urbana ou suburbana .