De acordo com pesquisadores da Universidade de Toronto e da Universidade Laurentian , a truta do lago é a única salmonídeos que não exibe dimorfismo sexual, tais como diferenças na cor da carroçaria distintas ou diferenças focinho. No entanto, outras fontes notar pequenas diferenças físicas entre homens e mulheres.
Marcas físicas
Embora a coloração e aparência de truta do lago pode variar dependendo do habitat , estação e entre populações , a truta do lago do sexo masculino terá um pouco mais longo focinho do que as fêmeas . Além disso , os machos irão desenvolver faixas horizontais escuras em seus lados , bem como as áreas escuras ao redor de suas cabeças. Além disso, a parte superior dos corpos dos homens truta do lago vai ser mais claras do que as femininas .
Desova Hábitos
Durante a época de desova , a truta do lago macho vai chegar à área de desova bem antes do que as fêmeas . O namoro pode proceder da seguinte maneira : a fêmea truta do lago vai nadar em grandes círculos ao redor da área de desova , seguido por 1-7 lago macho truta. Dois machos neste momento pode deslocar -la com seus focinhos , nadando ao lado dela em lados opostos . Como eles tremem , ela pode cair para a parte inferior , caso em que os machos trêmulos vai cair também . No fundo , a fêmea quer manter a natação ou desova. Antes da desova, ela vai tremer , a que os homens responderão pela liberação de gametas.
Territorialidade e Competitividade
Ao contrário de outros salmonídeos , fêmea truta do lago não constroem ninhos e põem os seus ovos , em vez esporadicamente ao longo de grandes áreas . Eles não apresentam territorialidade em defender ou defender essas áreas . Masculino truta do lago também não competem entre si de forma competitiva , como outros salmonídeos machos fazer.