A reprodução assexuada acaba com a necessidade de encontrar e corte com um companheiro. Isto é especialmente útil para os animais que têm uma baixa mobilidade e densidade de população , como a localização de um parceiro que representam um custo significativo em termos de energia e tempo . A reprodução assexuada permite animais de reproduzir sempre que as condições forem adequadas , assegurando-lhes a chance de passar seus genes.
Prevalance de Genes da mãe na população
Em biologia evolutiva , o gene e não a espécie, grupo ou indivíduo é geralmente entendida como a unidade de seleção natural. Isso significa que genes individuais , em cooperação ou competição com outros genes , são selecionados pela evolução se eles conseguem , através da planta ou animal que os transporta , para reproduzir -se com sucesso , independentemente das consequências para o animal individual, que os transporta. A partir desta perspectiva , pode -se dizer que a reprodução assexuada é uma vantagem para um animal de forma assexuada de reprodução, ou seja, a coleção de genes que ela carrega , porque sua prole carrega apenas os seus genes , em vez de transportar metade de seus genes e metade do pai. Isso significa que os genes da mãe não tem que espaço "share" no genoma da descendência e por isso toda a energia e os recursos da prole ir exclusivamente para transportar e reproduzir seus genes em vez de ser dividido entre a mãe eo pai. Para os genes dentro de uma fêmea assexuada particular, isto é muito útil uma vez que irá aumentar a sua prevalência na população . No entanto , a maioria dos genes transportados pelo macho e fêmea de uma espécie são o mesmo , com apenas algumas variações entre indivíduos . Talvez, então, seria mais correto dizer que a reprodução assexuada é um benefício para esses genes particulares que a mãe carrega , que podem ser substituídos por outros genes , deve o animal se reproduzem sexualmente .
Sem perda de mutações benéficas
a reprodução sexual , os genes da mãe e do pai são, em certa medida, misturadas aleatoriamente juntos. Se uma boa combinação aparece, este animal tem uma melhor chance de se reproduzir e assim que passar essa mistura de genes , mas esta combinação de sucesso será mais uma vez arrastou junto com as do parceiro sexual. O mais bem-sucedido da combinação é, mais as pessoas vão acabar levando essa combinação. Isto irá aumentar as chances de parceiros sexuais com combinações similares de genes , tornando os filhos mais parecidos com ambos os pais. No entanto , até um determinado gene ou combinação de genes é encontrado na maioria das espécies , então não importa quão útil que o gene ou combinação é , há uma boa probabilidade de que a descendência não vai receber. Isso significa que as mutações e adaptações benéficas tomar pode levar um tempo relativamente longo para se espalhar através de uma população.
Na reprodução assexuada , quando uma mutação benéfica parece não correr o risco de o seu lugar tomado na prole por outros genes de o pai . Isso significa que mutações benéficas pode se espalhar rapidamente através de uma população assexuada de reprodução, o que lhes permite aproveitar rapidamente um nicho biológico.
O Efeito Meselson
rotíferos Bdelloid são uma espécies assexuadas de microscópico animal marinho . Sua reprodução assexuada que lhes permitiu desenvolver o que é essencialmente um par de genomas diferentes , tanto dentro do mesmo corpo. Isto é conhecido como o efeito Meselson em homenagem ao cientista que a descobriu . Este fenómeno gera uma certa quantidade de diversidade genética dentro do mesmo indivíduo . Há evidências que sugerem que isso ajude os rotíferos bdelloid para sobreviver a desidratação como os dois genomas são capazes de produzir proteínas de cortesia que a protegem contra os efeitos da dessecação .