A floresta abriga uma grande variedade de animais de caça. Os caçadores de mamíferos principais são os grandes felinos , como tigres, leopardos e onças-pintadas , que rastreiam presa com o seu sentido feroz de olfato, audição aguda e olhos penetrantes . No entanto, existem muitas outras espécies de caça , incluindo crocodilos e jacarés , que tendem a esperar na água rasa à beira de poços de água , emboscar animais que vêm beber . Cobras são uma das espécies de caça mais prolíficos na floresta tropical com centenas de variedades espalhados por todo o globo. Snakes rastrear suas presas pelo cheiro , coletando partículas em suas línguas bifurcadas e movê-los para os órgãos sensoriais na boca . A forquilha permite -lhes sentir a direcção da presa através da detecção da diferença na resistência do cheiro entre os dois garfos . Cobras -moradia de árvores também têm uma boa visão e algumas espécies podem mesmo sentir infravermelho. A harpia é também um morador floresta , usando sua visão poderosa para caçar macacos e preguiças .
Herbívoros
Muitas espécies de animais da floresta são herbívoros e vivem da abundância de frutas e vegetação . Isso pode permitir que um estilo de vida muito sedentária como a da preguiça, que tem pouca dificuldade em encontrar a sua comida, mas move-se lentamente de uma árvore para outra. Outros mamíferos comer frutas na floresta incluem macacos e outros primatas que usam olfato, visão e suas memórias poderosas para encontrar e voltar para árvores frutíferas . Papagaios são abundantes nas florestas tropicais , particularmente na América do Sul e Austrália . Os papagaios têm uma dieta bastante onívoro . Eles vivem principalmente em sementes, que seus bicos especialmente adaptados podem facilmente se abrir .
Formigas
As formigas são mais abundantes do que qualquer outra espécie animal na floresta . Na verdade, a biomassa de formigas na floresta tropical é mais que o dobro de todas as espécies de mamíferos combinados . Há um grande número de espécies de formigas e eles usam uma panóplia de técnicas para obter comida. Formigas cortadeiras colher grandes volumes de matéria folha que eles usam para cultivar jardins de fungos subterrâneos, que lhes fornecem alimento . Por outro lado, formigas viver uma existência nômade . Eles nem sequer se estabelecer o tempo suficiente para estabelecer um ninho permanente, mas vivem em vez de um acampamento construído a partir de corpos vivos das próprias formigas . A razão para isso nomadismo extremo é que as formigas vão se reunir e consumir tudo o que pode transportar fisicamente dentro de um determinado raio de sua casa temporária , movendo-se em uma vez o abastecimento de alimentos estão esgotados.
Detritívoros
a importância da detritívoros para o ecossistema da floresta não pode ser superestimada . Trata-se de pequenos animais, como vermes, colêmbolos , anfípodes , ácaros, centopeias e caramujos que vivem no molde da folha grossa no chão da floresta. Esses animais se alimentam de folhas caídas, fruta e madeira em decomposição , extração e ainda quebrando nutrientes. Isso ajuda para o ciclo de nutrientes de volta para o solo para ser absorvido pela massa de vegetação .