O congo enguia, ou Amphiuma , pode crescer até três metros de comprimento e tem quatro pés minúsculos e inúteis . Tem pulmões, mas nem a língua nem guelras . É encontrado em valas , tocas ou arrozais ou sob escombros . Coloca seus ovos sob a lama ou folhas podres e podem ficar para protegê-los . Ele come vermes, insetos , moluscos, crustáceos, pequenos peixes e cobras , sapos e mais jovens congo enguias . Ele pode ser mantido em um aquário. Em cativeiro a enguia congo pode viver 25 anos e devem ser manuseados com cuidado , já que tem uma mordida forte .
Membros do género Andrias são as maiores salamandras do mundo. Eles são encontrados na China e no Japão e pode ser mais de cinco metros de comprimento. Sua metamorfose do estágio larval é parcial , uma vez que nunca desenvolvem pálpebras e suas caudas permanecem finlike . Eles são quase inteiramente aquática, ea fêmea põe longas cadeias de ovos que são fertilizados , e depois guardados , pelo macho
Pipidae
O sapo Suriname. - - que é um sapo porque ele vive principalmente na água, enquanto os sapos vivem principalmente em terra - é um nativo da América do Sul e é quase completamente aquático. É extremamente plana e a cor de uma folha castanha . Eles são cerca de 4-5 centímetros de comprimento. Como a enguia congo, o sapo Suriname carece de uma língua. A fêmea carrega seus ovos incorporados na pele de suas costas. Em algumas espécies os ovos eclodem em girinos , e em outros os girinos permanecem em volta da mãe até que eles surgem como sapinhos .
O sapo-cururu
O sapo-cururu é um grande anfíbio , que cresce cerca de 4 a 6 polegadas de comprimento. É nativa do Rio Grande do Sul para a Amazônia central . Foi introduzido no Índias Ocidentais , Hawaii e Austrália , e agora é uma das espécies mais invasoras do planeta, de acordo com o Espécies Invasoras Specialist Group . É um animal cinza , verde-oliva ou marrom com alunos horizontais que podem ser tão grande quanto nove centímetros de comprimento e viver até 10 anos. Quando ameaçado exala bufotoxina , que , se ingerido, pode ser fatal. Ele come insetos, crustáceos e moluscos .
Paracyclotosaurus
Paracyclotosaurus foi um enorme anfíbio que viveu durante Triássico vezes e agora está extinta . Grandes répteis provou ser mais adequado para a vida terrestre do que os anfíbios , que sempre precisavam ficar perto da água. Alguns espécimes Paracyclotosaurus foram mais de 13 ou 14 metros de comprimento ; eles tinham de dois metros de comprimento cabeças planas e parecia crocodilos.