O PhTx3 neurotoxina é o componente mais tóxico do veneno da aranha errante brasileira. Este componente tem uma ampla variedade de efeitos sistémicos no corpo humano . PhTx3 causa dor excruciante devido a seus efeitos estimulantes poderosos em sites de receptores de serotonina nos nervos por todo o corpo . Esta estimulação provoca um derramamento de produtos químicos que promovem a dor , incluindo a " substância P. "
Inflamação
A estimulação dos mesmos receptores responsáveis pela dor também causa intenso, inflamação local , fazendo com que as células para despejar toda a histamina química inflamatória armazenado. Isso produz vermelhidão , calor, inchaço e imobilidade na área imediatamente em torno da mordida. A inflamação causada localmente pode ser grave o suficiente para fazer com que as células da pele , músculo e osso no tecido em torno da picada de morrer , fazendo com que a carne a apodrecer em sobreviventes de mordida da aranha.
Paralisia
PhTx3 é também um bloqueador do canal de cálcio de amplo espectro , bem como o medicamento para o coração comum Procardia . Inibe a libertação de glutamato , bem como a sua absorção pelas células nervosas , o que interfere com a parte do sistema nervoso responsável pela contração muscular . Isso resulta no aumento dos níveis de paralisia muscular , começando com uma perda de controlo muscular . Em concentrações letais , o que é seguido pela paralisia , incluindo paralisia do diafragma , o que resulta em morte por asfixia . Neste caso , a morte pode ser evitada através da respiração artificial . No entanto, as doses mais elevadas causam paralisia do coração . Embora exista um antídoto para o veneno , deve ser administrado de forma extremamente rápida , como a morte pode ocorrer em menos de 45 minutos.
Priapism
Tx2-6 , outro componente de veneno de aranha brasileira errante , provoca ereções penianas intensos de quatro horas . Essas ereções são muito dolorosas e são causadas por um mecanismo diferente do que Viagra , tornando este produto químico uma possível fonte de uma nova classe de medicamentos utilizados para tratar a disfunção eréctil no homem humano.