A grande maioria das esponjas são tecnicamente assimétrica. Isto significa que a esponja tem bauplan aparente . As células da maior parte das esponjas são apenas fracamente interligado e pode ser separado por ruptura física . Se for permitido o reassentamento , as células isoladas vão se reagrupar em uma forma semelhante à sua estrutura original. Isto indica que não é , no entanto, alguma forma de sinal de genética molecular, ou outra que determina a estrutura global da esponja . Muitas esponjas têm corpos amorfos mas apresentar algum tipo de simetria em suas unidades individuais , como as espículas visto em algumas espécies .
Simetria Radial
Não há esponjas que exibir " verdadeiro " simetria radial como adultos, embora haja alguma questão de saber se o ancestral comum de esponjas exibido simetria radial. Algumas espécies de uma das classes mais primitivas de esponja, Calcarea , exibir simetria radial durante o desenvolvimento. Nestas espécies , a esponja desenvolvimento forma uma placa da forma circular com um tetraradial em forma de cruz distinta ( quatro vias ) simetria.
Parcial Simetria Radial
vários grupos de poriferans , especialmente esponjas da classe Hexactinellida , exibir simetria radial parcial. Hexactinellids são uma classe de esponjas de profundidade , contendo um esqueleto à base de sílica, para manter o corpo do animal rígida . Elas são geralmente em forma de flor e tem cinco ou seis espículas radiais no seu esqueleto .
simetria parcial significa que há muitas vezes várias ramificações assimétricas da espícula principal ( estrutura central ) e esta simetria não é crucial para todos os dias função . Além dos hexactinellids , vários outros grupos de esponjas como Demospongiae ea classe Archaeocyatha exibição extinto este tipo de simetria em algum nível.
Simetria Falso
O tubelike regulares estrutura destas esponjas não é vista dentro do animal .
Algumas espécies de exibição esponja falsa simetria . Este é freqüentemente visto em espécies de classe Demospongiae . Estes animais mostram simetria exterior e parecem ser Bell- ou em forma de flor . Apesar deste aspecto , a análise cuidadosa do esqueleto interior da esponja e sistema aquífero ( série de tubos internos ) mostra que não há simetria interna . Assim, isso é chamado de falsa simetria.