Como todos os organismos que respiram , cupins produzem dióxido de carbono e vapor de água quando eles usam oxigênio para quebrar a glicose . Esta é a forma como o processo de respiração produz energia . O grande número de cupins na câmara de cupinzeiro produzir tanto desses gases que iriam rapidamente tornam o espaço inabitável. Eles produzem alto, catedral como montes acima de seus espaços de vida em parte por causa do vento e do efeito de aquecimento do sol Força Aérea velho de pequenos orifícios na lateral do monte , que por sua vez atrai ar fresco para dentro do ninho.
Hydrogen
Cupins usar uma comunidade de micróbios em seus intestinos para quebrar a matéria vegetal, como a celulose em uma forma de fácil digestão. Na verdade, um cupim pode produzir mais de 4 litros de hidrogênio a partir de uma única folha de papel. Pesquisadores do Instituto Joint Genome esperam que, ao sequenciar os genes desses micróbios , eles podem ser capazes de trabalhar para fora uma maneira eficiente de converter resíduos , como papel e papelão em combustível útil de uma maneira eficiente .
metano
Outro gás produzido pelo processo digestivo das térmitas é metano . Produção de metano Cupim é um contribuinte para o aquecimento global, mas de metano a partir de cupins poderiam ser colhidos como fonte de combustível e , assim, proporcionar uma fonte de energia mais sustentável do que os combustíveis fósseis. Após a decomposição de matéria orgânica por bactérias em zonas húmidas , os cupins são os maiores produtores naturais de metano na Terra , produzindo entre 2 e 22 megatons de metano por ano .
Pheremones
Uma parte importante da comunicação cupim é através de odores. Ao estabelecer trilhas de mensagens químicas , os cupins podem se comunicar a direção de fontes de alimentos e outras informações úteis para outros cupins na colônia. Os gases que causam esses odores são compostas de cadeias de proteínas transportadas pelo ar . Agentes de controle de pragas pode pegar esses odores usando detectores especiais . Isto permite-lhes para testar infestações de cupins de uma forma minimamente invasiva e tratar as infestações antes que saiam do controle.