A maioria dos primatas têm línguas semelhantes ao de um ser humano. Linguetas de primatas são um hydrostat muscular, o qual é um tipo de músculo que tem pouco ou nenhum apoio esquelético e é usado para manipular as coisas como alimentos ou para ajudar a movimentar o animal ( no caso de um invertebrado , como um sem-fim ) . Línguas primatas são mantidas úmidas por glândulas superficiais e glândulas salivares. Eles são ricos em vasos sanguíneos e nervos e abrigar as papilas gustativas. Uma característica secundária de línguas humanas é que elas também ajudam na fala e na produção de outros sons.
Caninos e Felinos
Os caninos e felinos , que são mamíferos, têm línguas que são semelhantes em muitos aspectos a outros mamíferos, incluindo primatas . Eles são , por exemplo , embalado com o fluxo de sangue e os nervos , mantido húmido pelo corpo e muitas vezes utilizado como um modo para limpar os dentes . As linguetas da maioria dos caninos e felinos que também são utilizados como uma ferramenta de limpeza para a pele e o corpo . Eles têm uma textura áspera que o permita. Línguas caninos também são usados como reguladores de calor.
Preênsil Tongues
Prehensile é definido como um órgão ou apêndice que é capaz de segurar ou agarrar . A língua preênsil, então, é uma língua que pode ser usado para agarrar ou segurar as coisas no ambiente . A língua de uma rã é um excelente exemplo . Um sapo muitas vezes usa a sua língua para agarrar-se a presa que anda muito perto , e retrai a língua , mantendo nele. Camaleões são outro réptil com um tipo semelhante de língua, e girafas são um exemplo de um mamífero com esse tipo de língua.
Peixe
Muitas espécies diferentes de peixes também tem que poderia ser vagamente considerada uma língua, embora não há muitas semelhanças entre línguas de mamíferos, por exemplo , e línguas de peixe. Linguetas de peixe são chamados basihyals e tipicamente consistem em nada mais do que uma pequena quantidade de pele , cartilagem , ou uma combinação dos dois , que vagamente resembless uma língua . Muitas línguas peixes não têm utilidade aparente, embora algumas espécies , vários tubarões , por exemplo , fazer uso da sua língua em uma capacidade limitada para ajudar a seduzir presa.