Os organismos , por vezes, infinitesimais que flutuam sobre a água são chamados de plâncton, a partir das Planktos palavra grega , que significa vagabundo ou andarilho . Plankton são separados em três divisões: fitoplâncton , que abrange plantas; Zooplâncton , o plâncton animal; e bacterioplâncton , plâncton bacteriana e archael unicelular . Todos estes se combinam para tornar uma fonte rica em nutrientes de alimentos para muitos moradores do oceano, incluindo alguns tubarões .
Tubarão-baleia
O tubarão-baleia pode aspirar uma grande quantidade de plâncton uma só vez .
o tubarão-baleia , chegando a 40 ou mais metros , é o maior peixe do mar. É também um dos mais suave e , por vezes, até mesmo permitir que mergulhadores para pegar uma carona . Amplo corpo do tubarão-baleia , manchado é facilmente reconhecível como nada perto da superfície do oceano , boca esticados para puxar sua comida favorita: plâncton. O tubarão-baleia é o que é conhecido como um alimentador do filtro; suga a água e tudo o que nela através de sua boca, então expele a água através de suas brânquias . O que resta - o plâncton, pequenos peixes e plantas - é a refeição do tubarão. O tubarão-baleia prefere a água morna dos mares tropicais e migra anualmente para a plataforma continental na costa centro-oeste da Austrália.
Tubarão-frade
Outro filtro alimentador , o tubarão-frade , é o segundo maior peixe do mar. O tubarão-frade nada as águas árticas e temperadas do mundo e é conhecido por uma variedade de nomes, dependendo da região . Alguns dos nomes em inglês para este gigante incluem peixe sol, peixe vela e elefante tubarão. O tubarão-frade tem uma boca enorme preenchido com centenas de dentes minúsculos, que detém aberta enquanto nada perto da superfície da água. Suas guelras estendida e rastros branquiais , que pode esticar até 2.000 quilos de água por hora , quase cercar sua seção cabeça inteira , dando a este tubarão um olhar muito distinto. O tubarão-frade prefere se alimentar , a maioria das vezes, em áreas onde há uma alta concentração de zooplâncton .
Megamouth Tubarão
O megamouth é o mais raro de os três tubarões se alimentam de plâncton . O tubarão megamouth só foi identificado em 1976 , momento em que uma nova espécie de tubarão , classificação e gênero teve que ser criado . Desde a sua descoberta , o tubarão megamouth só foi avistado 49 vezes como esta escrito , nas áreas dos oceanos Atlântico Índico, Pacífico e . Embora também seja um tubarão ampla , em comparação com os frade e tubarões-baleia do megamouth é pensado para ser um móvel , nadador menos inferior.